TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Contraturno Para Ensino De Filosofia

Trabalho Escolar: Projeto Contraturno Para Ensino De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

1. Introdução

De maneira geral, o iluminismo é lembrado como a “linha filosófica caracterizada pelo empenho em estender a razão como crítica e guia a todos os campos da experiência humana” (Abbagnanno, N., Dicionário de filosofia. Martins fontes: São Paulo, 2007, p. 618). Amparado pela burguesia emergente e livrando-se das últimas influências da teologia cristã, o iluminismo buscou desenvolver todos os campos do conhecimento a partir do uso autônomo da razão. Cremos que para compreender verdadeiramente o significado e o fervor histórico desta importantíssima linha filosófica, nada melhor do partir do pensamento de um único representante desta corrente e, num duplo movimento, envolver a singularidade e a universalidade de seu pensamento. Ao invés de falar abstratamente do movimento de maneira geral e leviana, encontrar as linhas gerais que os define num único pensador proporcionará ao aluno um conhecimento mais profundo e palpável desta corrente filosófica em sua toda sua abrangência e relevância.

Immanuel Kant (1724 – 1804) foi o maior representante do iluminismo alemão, mas não só por isso escolhemo-lo como estudo de caso do iluminismo. Acontece que ao escrever sobre o Esclarecimento, Kant condensa os principais ideais e objetivos iluministas e, conseqüentemente, o otimismo do pensamento de toda uma época. Vejamos:

O esclarecimento [“Aufklärung”] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [“Aufklärung”] (Kant, I. Resposta a pergunta o que é esclarecimento).

O termo alemão Aufklärung, traduzido no trecho por esclarecimento, pode também ser traduzido por iluminação. Assim, pensar a iluminação é pensar justamente o movimento histórico-filosófico que busca acender o farolete da razão e dele guia seguro fazer: eis a imagem do iluminismo que podemos desenvolver de uma leitura de um breve e importante texto de Kant. Por outro lado ainda, a questão proposta por Kant transcende seu período histórico e muito ainda tem a dizer sobre o nosso tempo. Deste modo, aprofundar o conhecimento acerca do iluminismo partindo deste texto nos dá importante base para refletir sobre a nossa sociedade. Afinal, ainda é de imenso valor pensar o “lema do esclarecimento”.

Deste modo, propomos um plano de ensino que, partindo de uma rigorosa análise do conceito de esclarecimento em Kant, caracterizasse os principais ideais iluministas – como o otimismo em relação aos benefícios que o uso pleno da razão traria para a humanidade. Feito isso, num segundo momento, desenvolver as conseqüências histórica desse movimento. Trazendo a tona questões como os “sucessos” e os “fracassos” do iluminismo, enfim, discutir até que ponto o iluminismo se desenvolveu ou até que ponto podemos dizer que ainda somos iluministas. Todas essas questões, é importante ressaltar, serão postas de modo que seja possível refletir os problemas, desafios e demandas de nossa época.

2. Objetivos

2.1 Objetivos gerais

Apresentar ao aluno os principais conceitos definidores de iluminismo partindo de uma aprofundada leitura do texto Resposta a pergunta o que é esclarecimento do filósofo alemão Immanuel Kant, visando com isso investigar o alcance da proposta iluminista e a relação desta para conosco.

2.2 Objetivos específicos

• Debater o conceito de Esclarecimento e a pertinência deste em nossos dias;

• Dilatar a capacidade do aluno em trabalhar com conceitos filosóficos;

• Desenvolver no aluno nova abordagem da história tendo como pressuposto a “história do pensamento”;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com