TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Comparativo

Exames: Quadro Comparativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÃO 01: QUADRO COMPARATIVO

No inicio da agricultura o grupos sociais eram menores, com isso dividia-se em partes iguais toda a produção diferente dos dias atuais. Não existia estado ou propriedade privada, a terra era priorizada e tudo era para a coletividade do grupo.

Com a revolução da agricultura no período neolítico, novas técnicas de cultivo foram descobertas e desenvolvidas dando a possibilidade de armazenamento de alimentos e a fixação de mais tempo nas moradias.

No modelo de produção escravista, surgiu na Grécia no século V a.C. Praticado por todo império romano, os escravo e camponeses, eram tratados como animais utilizavam de sua força física, que eram responsáveis pelos meios de produção, e considerados propriedades particulares de seu senhor que obtinham a terra, gado, minas e os instrumentos de produção.

Modelo de produção Asiátic (2500 a.C. na Idade Antiga antiguidade) estabeleceu-se no Egito, Ásia Oriental, China, e na Índia, também na África do século passado. Tinha como figura principal um Faraó ou rei imperador, tendo como mão de obra os escravos e camponeses que eram obrigados a trabalharem e entregar as produções, ao estado.

O período Feudal aconteceu por volta do século IV. Este Modelo de produção os escravos não eram propriedades de seus senhores apenas trabalhavam em troca de alimento e moradia. Suas principais características eram: trabalho servil, agricultura de subsistência e troca de produtos.

Com o fim do feudalismo, surgiu na Europa nos séculos XI, XV o modo de Produção Capitalista que desde o surgimento da revolução industrial com novas técnicas descobertas pela crescimento da agricultura, este modelo tem como base: propriedade privada, obtenção de lucro pelo acumulo de capital, oferta e procura de produtos a qual ira estabelecer o preço das mercadorias, gerando a economia de mercado, o estado terá pouca participação nas transações, e o ponto mais polemico deste sistema é a divisão de classes: capitalistas que têm os meios de produção e capital para investimento e proletários que são submetidos a venderem sua força de trabalho por valores injustos, para poder se manter no meio social e ter uma mínima condição das necessidades básicas, caracterizando a mais valia que é o excedente do trabalho sobre o trabalhador.

Modo de Produção Fordismo

Metódo desenvolvido por Henry Ford fundador da Ford Motor Company (1863-1947) caracterizada pela produção em serie, tinha uma linha de montagem os carros eram colocados em esteiras rolantes, cada um fazia uma parte do serviço. Teve grande sucesso pós II Guerra Mundial colocando o país no auge da ecomonia donominado anos dourados. Mais tarde este modo de produção foi aperfeiçoado pelo Toyotismo.

Após a implantação do modo capitalista perde-se a essência do que realmente significava o trabalho para o homem, o que era prazeroso, torna-se obrigatório e desgastante, e por obrigação o individuo passa a ser refém do sistema, o cuidado e respeito que tinham pela natureza agora passa a ser objeto de riqueza. A visão capitalista proporciona os gastos desenfreados e o consumismo, causando um desequilíbrio ecológico, a destruição da camada de ozônio devido as fabricas com seus gases poluentes, o excesso de veículos nas ruas, além do lixo produzido devido o aumento da população, e seu consumo inconsciente apesar da economia solidaria com a reciclagem do mesmo. Ainda é um grande problema ha uma degradação dos meios de produção e alguns. Alguns componentes da fauna e flora estão ameaçados e outros já não existem mais. Fruto das mudanças ocorridas nos meios de produção. Resultados da evolução desmatamento e degradação

QUESTÃO 02

O desenvolvimento humano tem causado danos não só a natureza mais ao próprio homem. O progresso sempre trouxe vulnerabilidade ao meio ambiente, cidades são erguidas, onde outrora, eram grandes matas fechadas com uma biodiversidade incalculável, expulsando do seu habitar natural espécies que por ficarem vulneráveis hoje não mais existem e outras estão ameaçadas de extinção no ecossistema. Além de aumento da poluição ambiental, pois, com o crescimento desordenado da população, e uma falta de estrutura educacional, a natureza tem se tornado alvo destas questões. Cidades de concreto são levantadas todos os dias com a finalidade de crescimento econômico, mas, este “crescimento” tem destruído a fonte que o homem tem como inesgotável, mas, que um dia pode faltar para muitos, há exemplo disto a destruição e não conservação dos rios, nos dias atuais o homem briga pelo petróleo, mas, se não houver uma total conscientização esta briga será um dia pela água, ou seja, alguns países, já estão com olhos abertos para a Amazônia por haver nela uma grande diversidade em espécies e o rio amazonas sendo com a maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de quilômetros quadrados, grande parte deles de selva tropical (Fonte: Amazônia Revelada): os descaminhos ao longo da BR-163 (filme).

A revolução industrial foi caracterizada como aumento da produção, crescimento e desenvolvimento econômico; para muitos países onde determinadas áreas cresceram assustadoramente, a exemplo: a cidade de São Paulo tem sofrido sérios problemas com respeito à superpopulação, atingindo uma alta densidade demográfica, o uso do solo poluição excessiva do ar o qual o deixa carregado de partículas nocivas a saúde devido as fábricas que lançam suas fumaças poluentes na atmosfera, além do rio Tietê que não é considerado mais como uma paisagem natural beneficente ao homem, e sim um transmissor de doenças que na época das chuvas tem sido fonte de muitos males, tudo isso culpa do progresso que de um lado trás benefícios: emprego renda ao país, do outro desastre, tragédias desequilíbrio, extinção. Muito bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com