TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as perspectivas da educação no cenário pós pandemia? Como a filosofia da educação pode auxiliar?

Por:   •  20/11/2020  •  Dissertação  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Em sua AD1 você recebeu estes trechos e a seguinte proposta:

Leia os excertos abaixo – retirados do final dos textos trabalhados – e escolha UM deles para desenvolver ao máximo as ideias principais e as possíveis reflexões que as mesmas engendram diante das perguntas: Quais são as perspectivas da educação no cenário pós pandemia? Como a filosofia da educação pode auxiliar? Deixe explícito de que forma o excerto selecionado se relaciona com a temática em questão (não se esqueça de identificar na argumentação qual foi o texto escolhido):

Texto 1: "A filosofia se traduz, assim, «em educação, e educação só é digna desse nome quando está percorrida de uma larga visão filosófica. Filosofia da educação não é, pois, senão o estudo dos problemas que se referem à formação dos melhores hábitos mentais e morais em relação às dificuldades da vida social contemporânea» [Dewey]. Considerada assim, a filosofia, como a investigadora dos valores mentais e morais mais compreensivos, mais harmoniosos e mais ricos que possam existir na vida social contemporânea, está claro que a filosofia dependerá, como a educação,

do tipo de sociedade que se tiver em vista." (TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da educação – A Escola Progressiva ou A Transformação da Escola. 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000,p. 171)

Texto 2: ”A educação, portanto, é o maior e o mais difícil problema que pode ser proposto aos homens. De fato, os conhecimentos dependem da educação e esta, por sua vez, depende daqueles. Por isso, a educação não poderia dar um passo à frente a não ser pouco a pouco, e somente pode surgir um conceito da arte de educar na medida em que cada geração transmite suas experiências e seus conhecimentos à geração seguinte, a qual lhes acrescenta algo de seu e os transmite à geração que lhe segue." (KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP, 1996. p. 20.)

Nesta AD2 propomos o seguinte exercício de autocrítica:

Após a leitura dos textos, analise novamente sua resposta na AD1 - bem como as indicações feitas na correção da mesma, e elabore uma nova resposta, seguindo as mesmas métricas da anterior, de modo a complementar e aprimorar sua formulação anterior.

Obs: Aqueles que por ventura não tiverem realizado a AD1 também podem responder a pergunta, e neste caso será avaliada diretamente a resposta, sem comparação com a anterior dado ser inviável.

Com o início da pandemia e o cancelamento das aulas presenciais, surge também as incertezas de como será a educação quando isso tudo passar.

Os momentos vividos na educação forçados pela quarentena, provocaram mudanças abruptas, obrigando os profissionais a replanejar, reestruturar e refletir, fazendo com que especialistas do setor da educação busquem novos caminhos para o momento pós-pandemia, e esse novo conceito da educação nos sugere que as escolas de maneira geral utilizarão boa parte do que se aprendeu e modificou durante a pandemia, como a aplicação de tecnologias e mudança nos métodos pedagógicos, dando um novo significado a educação.

O excerto 1 nos aponta que a Filosofia na educação busca entender os problemas que surgem para desenvolver uma solução que aperfeiçoe os conhecimentos mentais para uma melhor harmonia na vida em sociedade. A filosofia é a vagarosa habilidade de poder refletir e estruturar as ideias, e gerar novos sentidos, ela nos mostra que não existem verdades únicas e absolutas, e que a educação é composta de incertezas e mudanças constantes, na construção dos sentidos.

A Filosofia é a forma sistemática, intencional e deliberada de interrogar a criação. É a busca por definições individuais e políticas. É muito mais que um conjunto de textos eruditos de difícil compreensão. É a verdadeira prática de reflexão a que somos convidados em nossa existência. Tudo que os filósofos grandes pensadores do passado pensaram e produziram, não nos desobriga de buscar nossos próprios caminhos. A Filosofia é o exercício de se colocar no lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com