TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes - Seminário Mario Sérgio Cortella

Por:   •  6/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 4

Seminário, Mario Sérgio Cortella

QUESTÕES

1)O que trata o vídeo?

O vídeo retrata a relação existente entre os hábitos das pessoas atualmente, em especial os jovens, e a influência disso na sua educação. No seminário, Mario Sérgio Cortella demonstra o quanto equivocada está as ideologias atuais. Com o advento da tecnologia, o convívio humano tem ficado cada vez mais difícil, conhecer e respeitar o próximo, conversar “olho no olho”, entender o ambiente em que vive com as pessoas e, dessa maneira, saber conviver em sociedade. O ambiente familiar e seus valores se mostra esquecido diante desse “novo tempo” em que vivemos, a família é a nossa primeira fonte de aprendizado, é onde começamos a entender a absorver os valores de cidadãos, e se não tivermos esse primeiro convívio da maneira devida, não teremos valores, e um cidadão sem valores, não é um cidadão.

2)Cite aspectos do vídeo que foram considerados mais relevantes pelo grupo.

Entre os aspectos que nos chamou atenção está a forma como o seminarista chama a atenção para o consumismo das crianças/jovens de hoje em dia, a influência midiática tem se mostrado cada vez mais forte e o jovem se permite ser dominado por ela. A partir disso aparece outros aspectos, primeiro o fato de os jovens acreditarem que o querer é um direito, achando que os pais tem o dever de os dar aquilo que desejarem, e em segundo, a reação de comodismo dos pais em dar o que os filhos querem a fim de evitar conflitos. Com isso forma-se um impasse, pois, sejam criança ou adolescentes, não dominam o conhecimento do processo anterior, que é o trabalho. Um outro aspecto é a rapidez das relações atuais, a falta de interesse no convívio familiar, no qual os jovens teriam a oportunidade de conhecer o próximo e, dessa maneira, aprender a conviver em sociedade

3)Que relações foram estabelecidas entre o vídeo e o texto?

O texto relata a cultura, organização e disciplina que antigamente se fazia presente na vida dos jovens. Para Matos, a cultura não é tanto a filha do gênio, mas nasce principalmente do trabalho qualificado, organizado e aturado.

Já o vídeo relata a dessa disciplina por parte dos jovens atualmente. Não há paciência e nem interesse em entender o processo que há por trás das relações humanas. Hoje em dia, o individuo procura o caminho mais prático e não o correto.

4) No entendimento do grupo, em que consiste o ato de estudar?

Estudar, antes de qualquer coisa, é batalhar, buscar conhecimento, aprendizado sempre em busca de algo. Todo estudo é iniciado por conta de um objetivo, e o estudo é visto como uma maneira de alcançá-lo, que muitas vezes demonstra ser uma tarefa difícil e um tanto cansativa, porém, extremamente necessária, pois o conhecimento e domínio é essencial.

5) Comente as seguintes frases

 -Estudar em curso superior é caro e ainda um privilégio de poucos (pg.17)

O acesso ao ensino superior é, de fato, difícil. Podemos perceber isso pela diferença, entre o número de alunos que saem do ensino médio e os que ingressam um curso superior, são poucos os que conquistam um diploma de curso superior em relação aos demais. As vagas disponibilizadas em universidades públicas são altamente concorridas, e aqueles que não conseguem, tentam vagas em universidades particulares que, normalmente, tem um custo alto, que grande parte dos jovens não tem condições de arcar.

 -Quem não domina as ferramentas de sua área de especialização, facilmente desanima (PG.17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com