TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro Qualé a Tua Obra de Mario Cortella

Por:   •  6/6/2016  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Insista-se: seja ético; seja integro.

Essa resenha é uma autorreflexão comparando a execução da tarefa da disciplina de formação de líderes (jogo do escravos de Jó, nas versões: original, “cantarolar”, mudo e cego/mudo) com o texto extraído do livro qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética de Mario Sergio Cortella.

Quando se fala em ética, se fala em convívio e durante a tarefa precisamos conviver com o grande grupo (concorrente) e com o pequeno grupo (aliados), da mesma maneira dentro das organizações convivemos diariamente com outros grupos e com o nosso grupo (área/setor). Quando tratamos de ética no âmbito profissional somos norteados pelos princípios e valores das nossas empresas, no caso da tarefa não fomos guiados por nenhum princípio explícito, entretanto ambos os grupos foram éticos, íntegros e ambiciosos.

Integridade é sinônimo de honestidade e sinceridade, cada pessoa dentro do pequeno grupo foi sincera, transmitindo seu ponto de vista e entendendo e aceitando o ponto de vista do outro, isso mesmo do outro, pois dentro do grupo não nos tratamos como estranhos (quando se trata alguém com estranheza significa que você não o vê como alguém do grupo, significa que você o vê como alguém menor do que você). Com essa visão de alteridade o grupo se mostrou acolhedor as diferenças e dificuldades e nada arrogantes.

Algumas das percepções sobre minha postura citadas pelo grupo foram: atenciosa, dedicada, tranquila, concentrada e cooperativa. Faz parte da ética nos obrigar a perceber a multiplicidade de pontos de vista e foi exatamente isso que a aula prática nos proporcionou, práticar a ética sem mesmo perceper que estavamos a aplicando. Através de cada escolha individual, orientados pela ética, tivemos a consequencia positiva de atingir o objetivo da tarefa.

O texto destaca que a arrogância e a ganância são mecanismos de apodrecimento ético e a partir dessa atividade (prática versus leitura) posso refletir e afirmar que apesar de não possuir esses mecanismos, no meu dia-a-dia não me questiono se: “Quero? Devo? Posso?” agir de determinada maneira. É necessário adquirirmos esse hábito, por que quanto mais definidos estiverem os seus princípios mais fáceis será para resolver um dilema ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com