TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO QUAL É A SUA OBRA - MARIO S. CORTELLA

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão

Segundo Mario Sergio Cortella, quando procuramos entender o que estamos buscando no mundo, em que lugar dele nos encaixamos, quando nos permitimos viver ao invés de sobreviver, conseguimos fazer a gestão de nossa vida, dividindo com coerência e até certa facilidade o nosso tempo para o trabalho, para a família, para o lazer, para o descanso, e todas as outras atividades necessárias que precisamos para viver.

Mas chegar a este entendimento nem sempre é tão simples, Muitas pessoas se acham autossuficientes, acreditam que sabem tudo e não se permitem crescer verdadeiramente. Um dos passos fundamentais para o crescimento tanto pessoal quanto profissional é a humildade. Perceber e mais que isto, admitir que ninguém sabe tudo e nem está certo o tempo todo, é fundamental para que nos tornemos seres humanos melhores e consequentemente profissionais melhores.

Contudo, qual é a nossa obra? Estamos vivendo ou sobrevivendo? Vemos o trabalho como algo bom que vai nos ajudar e ajudar ao outro ou apenas como obrigação? Quando paramos de enxergar o trabalho como castigo e sim como uma boa obra, ele se torna mais agradável. Mas para isto é importante que o indivíduo goste do que está fazendo. Que seu trabalho não tenha sido escolhido por apenas acreditar em vantagens financeiras ou por imposição de alguém. Aliás, Cortella, dá um exemplo muito interessante, quando diz que os pais, muitas vezes, dizem ao filho que deve estudar se não será faxineiro. Sem mesmo saber, se de repente, o filho não gostaria desta profissão, que na bem da verdade, embora não se tenha tanto retorno financeiro, é digna como qualquer outra. Afinal estudar, agregar conhecimento, gerar competências é sim importante para nossa vida dentro e fora da empresa, porém perceber-se e realizar-se no que se faz também.

Liderança

Nem todas as pessoas nascem com instintos de liderança para todas as áreas da vida seja profissional ou pessoal, porém todos podem ser formados lideres, como diz Mario Sergio Cortella, “a liderança é intrínseca”, ou seja, está em nosso interior. Alguns têm muita facilidade para conduzir seus subordinados dentro da empresa, os inspirando, dando vitalidade as suas atitudes. Outros, mesmo não sendo denominados oficialmente líderes dentro da organização, conseguem dirigir com destreza o dia a dia dos demais colaboradores, são lideres informais. Há aqueles que dominam de tal forma um determinado assunto, que no momento em que começam a falar sobre ele, tomam para si a atenção de todos que estão a sua volta, conseguindo muitas vezes não apenas passar o conteúdo mas ainda influenciar o indivíduo que o escuta, em tomar

determinadas decisões/atitudes. Há ainda, aqueles que conseguem com muita facilidade, sem qualquer tipo de formação específica no assunto, organizar festas, projetos, atividades diversas, distribuindo com muita facilidade as tarefas, liderando de acordo com a situação e a circunstância.

Para sermos bons lideres, é necessário que não caiamos na armadilha do mesmo, da certeza absoluta em nós mesmos, da arrogância, ninguém é autossuficiente o tempo todo. É necessário que vejamos o outro como fonte de renovação. O autor diz que devemos tomar cuidado com a satisfação em nós mesmos, na realização das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com