TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Filosofia E Comentários

Artigo: Questões De Filosofia E Comentários. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

FILOSOFIA DO DIREITO

Sentido etimológico (origem da palavra) da palavra filosofia:

Sophia = sabedoria

Nossa historia começa na Grécia antiga, onde o direito esta lá no período clássico na Grécia antiga por volta do século VII a C, Pitágoras.

Este é um período cosmológico da vida na sociedade, o homem para sobreviver precisava se unir a outros para poder vingar dar seguimento.

O homem entende que a natureza esta no comando, onde aos fenômenos da natureza eles criam a mitologia, e acreditam que esses fenômenos tem uma forma uma representação, (grega, romana, egípcia).

O homem materializa a natureza através dos deuses onde em primeiro momento tem uma relação de temor em relação aos deuses e acreditavam que os deuses os estavam punindo por determinadas mudanças na natureza. Essa é a primeira experiência de conhecimento que o homem acaba tendo.

Essa ideia de conhecimento absoluto e total pertence aos Deuses para eles e irão se submeter a isso.

Somos seres racionais que vamos evoluindo com o conhecimento.

Vamos ter neste período homens que de alguma forma vão se destacar.

Pitágoras foi um matemático e diante de sua grande capacidade de conhecimento ele começa a ganhar um diferencial em relação aos pais. Acabou sendo conhecido como um sábio, mas tem um porem, a sabedoria pertence aos Deuses, onde ele se recusava a essa qualidade.

Philia = amizade amor

Não sou um sábio, sou alguém que trava uma amizade com a sabedoria.

Sou uma pessoa que trava uma relação de conhecimento, sinal que todos podem ter esta postura e posso buscar conhecimento.

Quando falo de sabedoria na verdade estou me propondo a passar por um processo de desvendamento eliminando as camadas e o faço questionando enchendo de perguntas e não aceitando o dito no passado.

A filosofia é mais formada de pontos de interrogação do que de pontos finais, se eu questiono eu crio problemas, não aceito aquela resposta pronta.

Esse questionamento pode me levar a uma situação difícil, é um conhecimento sem saída sem ponto final.

Momentos históricos

Período clássico – primeiros momentos até o sec. XII depois de Cristo (Sócrates, Platão e Aristóteles).

Período Medieval – Pensamento imposto pela igreja (Santo Agostinho e São Thomas de Aquino) Platão e Aristóteles.

Período Moderno – Período de Construção Politica, Estado Moderno, Deus é abandonado e o homem toma o lugar de deus e trás consigo a sua razão seu conhecimento, período de sacralização da ciência. É um período de racionalização e o positivismo firma seus passos. (Hans Kelsen).

Pós Modernidade – Período atual, onde o direito ira repensar o positivismo, a argumentação fazem um resgate do dialogo do discurso do direito, debate socrático, onde o direito é decisão algo decisório.

Texto Apologia Sócrates

Apologia = defesa

PROBLEMAS DA FILOSOFIA

Gnosiologia = quando procuro conhecer o direito

Ontologia jurídica = compreender o ser do direito ou o que é o direito

Axiologia = quais os valores que o direito carrega, ou seja, a justiça.

Metafisica jurídica = buscar a essência do direito

Para Miguel Reali o mais importante é a axiologia

Platão conheceu Sócrates muito novo onde o mesmo foi um grande filosofo após a morte de seu mestre, Platão era um homem muito inteligente, fez muitos diálogos e criou diversos diálogos onde Sócrates aparece nesses diálogos. Tem pessoas que duvidam que Sócrates existiu E por outro lado á afirmação de que existem textos socráticos.

Período Clássico - O homem pensa mas esta aberto a analisar aquela realidade que são os filósofos que iram fazer, eles consideram a Grécia como o berço da politica, as discussões politicas eram feitas na praça publica, o espaço acadêmico só ira acontecer com Platão. A Grécia ainda esta submissa á mitologia, e não compreende muito bem como funciona determinadas coisas, ou seja, o universo toma conta e tem suas leis, onde o ser humano se submete a esse universo, nessa relação de natureza e homem, a mitologia acha que os Deuses manipulam o ser humano.

Hermenêutica vem do Deus Hermes = interpretar a lei quer dizer interpretar a vontade dos Deuses.

Naquela época o ensinamento e conhecimento não era transmitido a todos, pois não havia muita escrita, porque se dialogava muito.

Chegara um período que isso tudo não dará mais certo, onde tudo isso ira se desmoronar.

A ideia de cidadania é forjada ali, onde essa qualidade era para muito poucos a uma classe de privilegiados, escravos e prisioneiros não tinham, era uma cidadania diferente da de hoje em dia. Os prisioneiros não eram muito bem vistos naquele tempo.

Sócrates fazia parte dos cidadãos, pois sua mãe era parteira, o cidadão buscava conquistar a felicidade e essa estava na realização do bem comum (ARETES).

As leis eram debatidas em praça pública, politica decisões, e etc, a palavra lei tem vários significados, um deles é de leitura.

Sócrates sempre estava em praça publica debatendo discutindo, mas ele era tão preocupado com as questões publicas que não ficava em casa, ia para a praça, e se dedicava muitos ás questões politicas.

Sócrates era um cidadão que queria contribuir para a felicidade da população, e entende que ela pode ser alcançada através da educação a Paidéia (educação).

Sócrates é o mestre do discurso, é o rei da oratória, a construção do conhecimento através do discurso.

O método de ensino criado ali por Sócrates acontece na praça onde ele encontra seus seguidores mais jovens, no meio desses seus discípulos também estão filhos de grandes políticos (seu maior erro).

Ele travava um sistema de ironia de perguntas, respostas e respostas através de outra pergunta, ele pregava que todos nos temos conhecimentos, onde ele tirava do seu debatedor a reposta que ele encontrava que significava (maiêutica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com