TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO FILOSOFICA

Exames: REFLEXÃO FILOSOFICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

ALUNA: KARINA

A REFLEXÃO FILOSÓFICA.

• OS TÓPICOS RELACIONADOS A SEGUIR VISAM VERIFICAR A COMPREENÇÃO DOS TEMAS ABORDADOSNO CAPITULO. EXPLIQUE CADA UM DELES.

a) O PARALELO ENTRE SÓCRATES E A ATITUDE FILOSÓFICA;

Sócrates considerado um grande pensador, preferiu a morte ao ter que renunciar a filosofia, pois foi acusado de corromper a mocidade e negar os deuses da cidade. Assim como a sua própria filosofia ele perturbava e incomodava porque a filosofia se confronta com o poder e com a submissão das idéias dominantes.

Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornava-se um perigo e quando levado a assembléia não se defende e foi condenado a morte ao tomar veneno “cortaram o mal pela raiz” assim como fazem em tempos de ditadura quando retiram a filosofia das escolas.

b) DIFERENÇAS ENTRE FILOSOFIA DE VIDA E FILOSOFIA.

A filosofia acompanha o ser humano ao longo de sua existência, pois ela tem a ver com o pensamento ou com o ato de pensar. O homem analisa sua experiência diária, assim, diz-se que se tem uma filosofia de vida. No entanto, não deve-se confundir a filosofia de vida com a filosofia propriamente dita que possui um pensamento rigoroso, fundamentado e nunca é examinado de modo parcial enquanto a filosofia de vida não é um pensamento aprofundado e nem sempre examina seus fundamentos.

c) CIÊNCIA E FILOSOFIA.

Um ponto em comum entre a filosofia e a ciência é que ambas buscam responder seus questionamentos através de argumentos racionais e sólidos. O que as diferencia é que a primeira estuda o “por que” e o “o que é” e busca seu ponto de vista visando à totalidade, pois a visão da filosofia é de conjunto. Enquanto a ciência estuda o “o que” e o “como” os fenômenos acontecem além de que cada vez mais a ciência tende para a especialização.

d) CARACTERIZAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSOFICA.

A reflexão filosofia vai a raiz do pensamento. Ela é radical, pois o pensamento volta para si próprio, é pensar o que já foi pensado só que dessa vez com um maior rigor, se perguntando “será que é isso mesmo” ou “será que isso é realmente desse jeito” é por em pauta aquilo que eu já conheço ou acho que conheço.

e) A NECESSIDADE DA FILOSOFIA.

“A filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual tudo continua tal e qual” esse é um ditado popular italiano bastante conhecido que mostra uma visão pejorativa a respeito filosofia ou dos filósofos. Mesmo com varias pessoas tendo uma visão negativa da filosofia ela não deixa de ser importante ou necessária para o ser humano, pois a filosofia tira o homem da estagnação e o faz evoluir. Permite ao homem por meio da reflexão uma visão maior daquilo que acontece ao seu redor, um conhecimento superior aquele que o senso comum proporciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com