TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE DISCUSSÃO EM GRUPO II

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSOR: ANTÔNIO JOSÉ LOPES ALVES

RELATÓRIO DE DISCUSSÃO EM GRUPO II

Turma:         305

Nomes:        Gabriel Angelo                  

                Gabriel Lovisi

                Guilherme Rodrigues

                Phillipe Tavares

                Salomão Sander

Textos: “O que é virtualização” de Pierre Lévy;

Filme: “π”;

Valor: 15,0.

Questões:

  1. No filme π, como aparece o processo de virtualização, conforme explicitado no texto de Lévy? Discuta como a relação entre o projeto de Max Cohen e a realidade do mercado de ações.

  1. Comente o trecho abaixo, tendo em vista  o modo como a matematização é pensada frente à realidade cotidiana. Utilize exemplos do filme.

Um dos argumentos dos realistas, em favor da existência dos objetos matemáticos, é justamente a sua grande utilidade nas ciências naturais. Segundo este “argumento da indispensabilidade”, formulado por Quine (que mencionamos ser um nominalista metafísico, mas que era um realista matemático) e por Hilary Putnam, como nossas melhores teorias científicas fazem referência a objetos matemáticos como números, conjuntos e funções, e tais entidades são indispensáveis para a ciência, então devemos nos “comprometer” com a existência real de objetos matemáticos, da mesma maneira que nos comprometemos com a existência de entidades físicas teóricas como quarks e partículas virtuais. Opondo-se a este argumento, o filósofo nominalista Hartry Field vem trabalhando num projeto para mostrar como é possível construir teorias científicas sem números e outros objetos matemáticos, numa certa linguagem relacional. Conseguiu aplicar seu método para a teoria da gravitação newtoniana, mas não para outras teorias mais contemporâneas. A matemática seria útil para a ciência pelo fato de ela simplificar muito os cálculos e a expressão de enunciados das ciências exatas, mas ela não seria indispensável.

In PESSOA Jr., Osvaldo. Filosofia da física clássica. São Paulo: EDUSP, 2011.

Respostas:

1) No filme o processo de virtualização ocorre quando Cohen propõe uma teoria de que a matemática é a linguagem do mundo e que qualquer coisa ao ser analisada pode ser expressa em números que seguem um padrão. Ele consegue achar um padrão para os números da bolsa de valores e assim desenvolve um sistema para prever as variações das ações.

2) No nosso mundo, as coisas não podem ser simplesmente traduzidas para números, como pensam os realistas. Apesar disto ser possível em muitos aspectos das ciências naturais, não podemos fazer uma generalização. Há muitas ciências que não podem ser  representadas com números como as ciências humanas, mas nem por isso deixam de ser consideradas ciências. Nosso mundo é muito complexo para ser traduzido apenas em números. O personagem Cohen do filme tenta encontrar padrões matemáticos em vários aspectos de sua vida, o que demanda grande esforço mental de sua parte, apesar dele ser um gênio, e quase o enlouquece, o que demonstra como esta empreitada é irrealizável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com