TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ENTREVISTA

Por:   •  22/1/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 11

Angelica Cristina Verdan de Souza

Sara Motta Guilherme

 

RELATÓRIO DE ENTREVISTA

VITÓRIA - ES

2019

Angelica Cristina Verdan de Souza

Sara Motta Guilherme

RELATÓRIO DE ENTREVISTA

   

         [pic 2]

VITÓRIA - ES

2019

SUMÁRIO

 

1 - INTRODUÇÃO        4

2 – RELATÓRIO        4

3 - CONCLUSÃO:        6

4- ANEXOS:        8

1 - INTRODUÇÃO

No presente relatório serão abordadas a análise da entrevista realizada no dia 05 de abril de 2019 com a Gestora Thays Amanda da Coordenação de Gestão Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo - SEJUS, com base no artigo “liderança e Coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações”.

Espera-se que o relatório apresente de forma esclarecedora a análise da entrevista baseada do material citado.

2 – RELATÓRIO

A entrevista foi realizada na sexta feira dia 05 de abril de 2019, onde foi realizada no Edifício Fabio Ruschi - Av. Princesa Isabel, 236 - Centro, Vitória - ES, 29010-150, no Departamento de Projetos Especiais, onde a entrevistada foi a Coordenadora de Gestão de Projetos das Unidades Prisionais do sistema Prisional Capixaba. A Servidora foi escolhida pela disponibilidade, e por ser supervisora - chefe de uma das alunas entrevistadoras.

Sabe-se que a Secretaria de Estado da Justiça se divide em diversas Secretarias, e como essa foi a de mais próximo contato, foi a escolhida. Foram disponibilizadas pelo professor orientador um questionário com 21 perguntas para a entrevista. E com o objetivo de entender mais sobre a visão de um gestor, e relacionar com o que se compreende sobre liderança, busca-se através da leitura do artigo citado, pesquisas e discussões um pouco mais sobre o tema a ser abordado.

Baseando-se nas respostas da servidora, podemos observar uma líder que possui ampla visão, onde está atenta ao mercado, nas possibilidades de desenvolvimento e oportunidades de crescimento de seus liderados. Sabemos que o Estado não a preparou antes do cargo de gestora, porém ela dedica-se

em ser uma líder eficiente, visando o crescimento pessoal e de sua equipe, aproveitando o máximo dos cursos que o Estado oferece aos seus servidores  em sua carreira, apesar vislumbrar a possibilidade de crescimento em relação a elevação de cargos ou plano de carreira, uma vez que muitos dos cargos ocupados são comissionados, ou seja, de origem política.

De acordo com o texto base, há diversos perfis de líderes, e modelos de liderança que constrói e geri pessoas motivadas ou não em seu desempenho profissional. É importante citar que o artigo proposto pela professora orientadora também frisa as características de um líder e de um coach, deixando claro que não existe um tipo de líder certo ou errado, sendo, portanto, o líder eficaz aquele que consegue gerir e motivar pessoas em busca de seus objetivos e metas bem como as das organizações

Ficou evidente no processo de entrevista que a gestora entrevistada apresenta um estilo de liderança comportamental democrático, onde se busca alinhar os objetivos da organização  com o dos liderados através do aconselhamento e não de imposição, permitindo um relacionamento face a face,  onde o liderado consegue gozar de um espaço confortável para exercer as suas atividades, sendo está a marca de sua liderança. Possui também características da liderança situacional, pois a líder age conforme o momento no qual seus liderados se encontram, adaptando-se as diferentes situações, adequando seus comportamentos e capacidades técnicas conforme o momento.

É evidente que a líder entrevistada possui características de coaching ao relatar que: “Ser líder vai além de comandar pessoas. Ser líder exige visão, tato, paciência, confiança, companheirismo, além de uma capacidade de influenciar pessoas, um bom líder possui o respeito de sua equipe”  

Evidenciando características como pró - atividade, escuta ativa, empatia, paciência, etc. Qualidades imprescindíveis para um coaching, estimulando o seu liderado a refletir sobre seu comportamento ou decisões, levando – o a escolher a melhor alternativa para resolução de problemas específicos do dia – a - dia do trabalho, proporcionando no ambiente profissional um espaço de aprendizado e parceria, ao invés de imposição e subordinação.

Uma das características que foram observadas na entrevistada é a confiança com que tem em seus liderados, bem como o poder de persuasão e orientação para alcançar os seus objetivos, sendo o seu setor um dos mais elogiados e com maior satisfação dos colaboradores para desempenhar as suas atividades, uma vez que a líder em questão não compromete – se apenas a resultados mas com as pessoas como um todo, com sua realização e desenvolvimento.

É importante salientar que a líder entrevistada apesar de apresentar características de coaching, sendo uma boa líder, possui pouca experiência no exercício da liderança, onde ela mesma relata conforme entrevista em anexo na pergunta 12 que está em processo de aprendizagem, se considerando focada em processos, o que nos traz indicativos de líder em formação. Apesar disto apresenta – se com seus liderados de forma empática e motivada, mesmo não obtendo recursos e perspectiva de crescimento na função que exerce.

Considerando as exigências do mercado, e os diversos desafios que geralmente se exige das pessoas que assumem um papel de líder, observa se que essas possuem algumas atribuições, e que por haver vários tipos de líderes. Segundo o artigo proposto que nos traz a referência do líder-coach e o chefe padrão, o líder busca aumentar as potencialidades das pessoas, incentivando-as, acreditando nas possibilidades. E o chefe padrão, é mais específico e objetivo, focado nos resultados e nas funções, se baseia mais em processos do que em pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (286.6 Kb)   docx (305.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com