TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estácio de Sá

Curso Superior EAD

Letras LIBRAS – Língua Portuguesa

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Adriane Ruiz Garrido Girão

Matrícula:

2020.03.14761-3

Data: 03/06/2020

Introdução teórica

Em uma primeira instancia, cabe ressaltar a importância do contexto socioeconômico no que tange as relações socioculturais de qualquer conjunto de pessoas (comunidade). Como forma de reforçar a afirmativa tem-se por embasamento o pensamento sociológico de Karl Marx (Ferreira, 2008), que se estrutura na concepção de que as representações coletivas de uma sociedade são o produto final de um processo de dominação. Segundo ele, os valores e crenças dominantes na sociedade capitalista são fundamentados como fruto da predominância de uma elite burguesa, assim, as classes oprimidas através de um estado de alienação passam a enxergar o mundo e reproduzir ações a partir da ótica do opressor. O importante conceito de alienação que para o autor designa a falta de controle do operário em relação ao próprio trabalho que executa, pode ser observado em uma linha de produção onde o trabalhador detém o conhecimento apenas da parte do processo que lhe compete, sendo o restante do procedimento um conhecimento que lhe foi negado. Essa análise é importante pois o conceito pode ser observado em outras instâncias interligadas como a educação e a cultura.

Além disso, vale destacar o contexto histórico o qual a educação se desenvolveu no Brasil, onde mesmo na construção do ensino básico já se mostrava de forma desigual. Consoante, o ensino no início do século XX tinha como principal objetivo atender apenas aos jovens que faziam parte da elite, e só no fim desse mesmo século depois de muitas reinvindicações advindas da classe trabalhadora e a evidente necessidade de mão de obra qualificada instaura-se o processo de generalização do ensino fundamental. Método esse, que desde o século passado já mostrava as discrepâncias em relação ao ensino direcionado à elite e a diferença quando o alvo é a classe trabalhadora. Dessa forma, o acesso deficitário à formas de educação sofrido por grande parte da população brasileira se relacionará diretamente com a cultura vivenciada, aspecto esse que se associa às especificidades da comunicação oral, costumes hodiernos, relações interpessoais e outros aspectos individuas e sociais que serão abordados ao longo do referido relatório. Ainda no mesmo enfoque, Jean Jacque Rousseau (Balieiro,2014) afirmava que as desigualdades entre os homens não são de caráter natural, mas oriundas da convivência dos indivíduos em sociedade. Essa assertiva se comprova quando se analisa a manutenção das desigualdades sociais a partir da constante mudança superficial das relações individuais.

Objetivos

O referido relatório tem como principais objetivos o estabelecimento de uma relação entre cultura e educação na comunidade onde vivo e nos seus arredores. Além da demonstração através de exemplos e evidências observados no ambiente que assegurem ou não a correlação entre as duas esferas sociais.

Procedimentos metodológicos

Os materiais e métodos utilizados no referido relatório tiveram que ser adaptados em virtude da quarentena vigente no país. Desse modo, as colocações e observações aqui expostas tem como base o conhecimento empírico previamente adquirido que em conjunto com a literatura e as informações advindas das aulas serão os responsáveis pelas análises que se seguem. Para traçar uma ligação entre cultura e educação e sua relação mútua foi preciso vislumbrar os aspectos cotidianos físicos e morais que rodeiam o bairro de Heliópolis/ Belford Roxo.

Resultados e Conclusão

Em uma primeira análise foi possível reafirmar o pressuposto de que a bagagem cultural advém principalmente de um conhecimento hereditário. Ao observar famílias dos arredores, torna-se evidente destinos fortemente similares para diferentes gerações de um mesmo núcleo. Tratando-se de um contexto periférico, na Baixada Fluminense, já se parte de um patamar de deficiência de direitos e oportunidades. Moradias precárias, desemprego e falta de acesso a formas de tecnologia fazem parte do cotidiano de diversos moradores no bairro onde vivo.

Por isso, para iniciar uma análise de qualquer natureza, foi necessário primordialmente abandonar a falácia da meritocracia. Quando há preocupações tão basais quanto a subsistência, torna-se utópica a reflexão sobre expansão do repertório cultural do indivíduo e de seu núcleo.

No entanto, é possível observar diversos costumes em locais marginalizados como esse, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com