TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE DURKHEIM

Por:   •  28/3/2021  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE SEUNE

BACHARELADO EM DIREITO – 1º PERIODO - NOITE

IGOR RIBEIRO DE MELO

SOCIOLOGIA DO DIREITO – ATIVIDADE AVALIATIVA

MURICI/AL

2020

SOCIOLOGIA DO DIREITO – ATIVIDADE AVALIATIVA

Como a sociologia durkheimiana pode ser útil para analisar o tempo presente?

Para Durkheim, a sociedade deve ser vista como um organismo vivo. Dessa forma, esse renomado filosofo se preocupa com questões ligadas a coesão social. O mesmo evidencia que somos seres criados para a sociedade. De forma alguma fomos criados pela natureza e sim por pela singularidade confirmada pelos mecanismos ligados a família, direito e religião. Contudo, apesar de evoluções, não somos nada, tudo o que viemos a nos tornar condiz com a educação que tivemos e a sociedade, bem como sua cultura, que fomos inclusos.

Durkheim apresenta uma grande preocupação que diz respeito ao individualismo da sociedade, com isso ele ainda explica que a sociologia deve ser estudada a partir de fatos sociais (fatos sociais definidos como coisas). Isso é evidenciado através de três mecanismos: o primeiro tido como a exterioridade, apresenta como a vida em vasta dimensão deve ser colocada como fato social, uma que diz respeito a cultura, costumes, praticas e elementos que existem de forma independente ao nascimento do indivíduo. O segundo, o coercitivo diz respeito a ação de não sermos educados sobre o peso que uma sociedade tem para os indivíduos, este peso só se torna evidente quando infringimos alguma regra, a qual teremos punição. O terceiro mecanismo configura-se pela generalidade, ou seja, tudo pode ser perfeitamente manifestado em grupos e por meio do não agir repetitivo é que se obtém as práticas sociais.

Em síntese, a preocupação de Durkheim, de um ponto de vista sociólogo, torna-se atual para os tempos modernos, onde é preciso, através do senso de coletividade, não deixar que o fato social seja modificado pela ação individual, visando assim que esse mesmo sentido de “consciência coletiva” leve o individuo a exercer seus deveres em prol de um bom convívio social. Contudo, diversas práticas individualistas que burlam os princípios de honestidade e legalidade, levam o cidadão a agir conforme interesses próprios, nos fazendo questionar acerca da utilidade de práticas sociais, as quais as condutas são levadas a julgamentos (os quais devem ser exercidos de forma imparcial) pelas esferas do Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com