TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim, Weber"

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha "Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim, Weber" - Capítulo I: Karl Marx

Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira, Tania Quintanero

Editora ufmg

Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira é professora e cientista política pela Universidade Federal de Minas Gerais, e trabalhou em conjunto nesta obra com a também professora, cientista política e autora de diversas outras obras de cunho sociológico Tania Quintaneiro. Uma terceira co-autora, Maria Lígia de Oliveira Barbosa, também fez parte da composição deste livro, cuja abordagem se trata de uma ampla e embasada introdução ao estudo dos três pensadores aos quais esta obra se dedica, Karl Marx, Èmile Durkheim e Max Weber. As ideias de tais teóricos foram fundamentais para o molde da sociologia e base para muitos estudos das ciências sociais que viriam a surgir. Porém, nesta resenha, trataremos apenas do capítulo I desde livro, o qual faz uma varredura pelas ideias daquele que talvez seja um dos teóricos mais controversos e ao mesmo tempo mais infuentes de toda a história mais recente: Karl Marx.

O capítulo é precedido de uma introdução que diz respeito à história aplicada no apecto social e econômico que se encontrava a Europa na metade do século XVIII e o que se desenrolou ao longo do próximo século, se fazendo necessária para compreender o desenvolvimento tanto dos problemas sociais desencadeados pela transição da aristocracia/feudalismo ao capitalismo quanto dos ideais anti-capitalistas de Marx. Já o capitulo em si traz uma abordagem coesa à toda estrutura idealista de Marx, abordando em tópicos os aspectos que definiram sua obra.

Tópicos estes que ao decorrer da leitura vão conciliando os ideais marxistas em uma estrutura cronológica de pensamentos, de forma que se torna fácil a compreensão da estruturação das teorias a partir das anteriores. Boa sacada das autoras, já que a obra de Karl Marx é vasta e muito densa, e por vezes cansativa, pesada e de difícil assimililação (o livro O Capital contém mais de 2.500 páginas); cumprindo muito bem o papel de introduzir ao leitor os ideais marxistas e concedendo os principais pilares como base à sua compreenção.

Com relação aos tópicos, o primeiro, 'Dialética e Materialismo', faz um traçado da contribuição do filósofo Frederich Hegel como o principal influenciador dos ideais de Marx e a perspectiva da análise da vida social através da dialética, tudo isso contribuindo para os moldes da teoria do materialismo histórico. Em 'Forças Produtivas e Relações Sociais de Produção' é englobado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com