TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DURKHEIM E WEBER

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR

CAMPUS APUCARANA

NOÇÕES DE CIÊNCIAS SOCIAS

JULIANA COITINHO

__________________________________________________________________

Apucarana

2017

RESENHA CRÍTICA

SOCIOLOGIA CLÁSSICA: ÉMILE DURKHEIM E MAX  WEBER

  1. INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS

SELL, Carlos Eduardo, Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber, 2ªed., Petrópolis-RJ, Vozes 2010, Coleção  Sociologia.

  1. DADOS SOBRE O AUTOR

Doutor em Sociologia Política, com pós-doutorado na Universidade de Heidelberg, Alemanha, pesquisador do CNPQ e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Eduardo Sell, relata de maneira bastante didática em seu livro “Sociologia Clássica: Durkheim, Weber e Marx” sobre a importância destes sociólogos para a construção da ciência da sociologia. Ele oferece em seu livro, um novo método de estudo didático para entender a teoria social clássica.

  1. DADOS SOBRE A OBRA

O presente trabalho aborda acerca dos capítulos 2 e 3 desta obra que são as teorias de Émile Durkheim e Max Weber respectivamente.

3.1 Émile Durkheim 1858-1917

Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Alsácia, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.

Durkhiem viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. No entanto, não seguiu o caminho da família, pois optou por seguir uma vida secular. Mostrou-se desde de muito jovem,  um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em grande parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos originavam-se a partir acontecimentos sociais. 

 

Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeaux como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia. Trata-se da primeiro Curso de sociologia para uma universidade.

Com isso Durkheim ganhou grande notoriedade e  no ano de 1902

Foi convidado a assumir a cadeira de ciências da educação como suplente de Ferdinand Buisson na Universidade de Sorbonne, em Paris, tornando-se titular em 1906 e no ano de 1913 passa a se se chamar ciência da educação e sociologia.

Dentre suas obras, as principais citadas por Carlos Sell são:

• 1893 – A divisão social do trabalho

• 1895 – As regras do método sociológico

• 1897 – O suicídio

• 1912 – As formas elementares da vida religiosa (SELL, 2010, pg78)

Os principais estudiosos deste autor analisaram o conjunto de produção teórica de Durkheim e os mesmos discordam sobre a evolução de sua obra.

Talcott Parsons (1937) e Steven Lukes (1973)

 mostram que alguns conceitos e ideias de Durkheim desapareceram durante se período de pesquisa em Bordoux, pois seu pensamento fortemente positivista de ciência, presente no da sua carreira  teria sido relativizada.

Já para os autores Robert Nisbet (1965) e Anthony Giddens (1998) discordam que tenha havido tal ruptura em sua trajetória e persistem na ideia de que, os pressupostos construídos por Durkheim desde o início de suas obras não sofreram modificações e que continuam presentes em toda sua trajetória teórica.

Para alguns partidários da tese da unidade do pensamento de Durkheim, a premissa de sua teoria estaria relacionada a três correntes:

  • Conservadorismo: Filósofos como Edmund Burk (1729-1791), Joseph de Masitre (1754-1821) e Louis de Bonald (1754-1840) se opuseram as transformações trazidas pela Revolução Francesa, pois criticavam agitação da era atual. Para alguns intérpretes Durkheim era considerado conservador por ter raízes inseridas nestas teorias mais conservadoras, embora não rejeitasse a noção de progresso da sociedade moderna.
  • Positivismo: Dukheim acreditava na superioridade da ciência e seu objetivo e criar uma sociologia científica, tal que pudesse descrever as leis funcionais da sociedade e orientasse assim seus comportamentos.

  • Evolucionismo: A ideia de evolução, foi elaborada por Charles Darwin (1809-1882), para o estudo da sociedade teve início com Herbert Spencer (1820-1903).Já Durkheim incorporou essa ideia a partir do pensamento de Alfred Espinas (1864-1922) seu mestre.
  1. TEORIA SOCIOLÓGICA

Teve sua teoria embasada na teoria de Comte.

O social deveria passar por observações científicas, ou seja, os fenômenos sociológicos deveriam ser analisados com técnicas especificamente sociais, por isso é considerado o responsável por consolidar o lugar da  sociologia como ciência.

3.3 METODOLOGIA

A metodologia de Durkheim contribui para o estudo da sociedade o que devemos mudar com relação ao nosso comportamento no meio social.

Em sua obra As regras do método sociológico, ele destaca os principais quesitos da pesquisa sociológica que são definidas quanto a) objeto de estudo, b) observação c) classificação d) explicação dos fenômenos sociais.

  1. Fato social: consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. 

Para ser identificado como tal, tem de atender a três características: coercitividade, exterioridade e generalidade.

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, aparece por intermédio de indivíduos que são forçados a seguirem padrões culturais de uma sociedade, obrigando esses indivíduos a cumpri-los e a se conformar às regras da sociedade.
Exterioridade – Os fatos sociais já existem, ou seja, independem  de sua vontade. Quando o indivíduo nasce, a sociedade já está pronta, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (356.7 Kb)   docx (874.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com