TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: DIVERGENTE - IDENTIFICANDO PARALELOS COM OS PENSAMENTOS DE DURKHEIM E KARL MARX

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  2.210 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Aluno: Paulo Vitor da Silva

Professora: Sabrina Fernandes Santos Falçoni

Disciplina: Sociologia

ATIVIDADE AVALIATIVA: RESENHA DO FILME DIVERGENTE

IDENTIFICANDO PARALELOS COM OS PENSAMENTOS DE DURKHEIM E KARL MARX

O filme se passa na cidade de Chicago, que após uma guerra, fora reconstruída dentro de uma muralha, isolando-se do mundo exterior. Divergente, mostra uma sociedade reestruturada em cinco facções, abnegação, audácia, erudição, amizade e honestidade, onde cada uma é baseada em virtudes que mantem o equilíbrio e harmonia entre as pessoas e evitando, assim, possíveis conflitos.

Cada facção possui códigos próprios como: formas de vestir, símbolos, cores, etc... Os integrantes de cada uma delas são obrigados a seguir padrões de comportamento moldados pelas virtudes base da facção a que fazem parte, além de tudo, cada facção possui uma posição na estrutura da sociedade definida justamente por causa desta virtude.

Com base nisso, podemos identificar, sobre a visão de Durkheim, o estudo do “FATO SOCIAL”, onde, ele entende que, a divisão do trabalho é um dos fatores de agregação da sociedade, tendo em vista a interdependência entre os indivíduos, advinda da mesma, como consequência das especializações nas tarefas, identificando, aqui, a coerção da consciência coletiva sobre as consciências individuais. Onde, a maneira de agir ou não do indivíduo, é determinada pela sociedade sobre o mesmo, implicando, assim, que a sociedade se impõe ao indivíduo, ditando a ele normas de comportamento, e que a ele compete, apenas, assimilá-las, não importando se haveria interesses ou motivações pessoais. Sugerindo assim, a visão da sociedade como um organismo vivo, como uma entidade superior, impondo ao indivíduo toda sua autoridade.

Fazendo um paralelo com Karl Marx, o filme demonstra que os padrões sociais de vida são determinados por uma classe dominante. Marx considera o trabalho como uma forma de alienação do povo. Nos filmes posteriores da série Divergente, podemos identificar melhor essa visão. Onde é revelado uma classe dominante fora das muralhas de Chicago que detêm todo o poder e manipulação das facções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com