TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionar A Ascensao Da Burguesia Como Com As Necessidade Educacionais Daquela Sociedade

Por:   •  18/11/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 2

Esse trabalho eu encontrei na net.

TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO DURANTE A REVOLUÇÃO BURGUESA.

Este trabalho procura apresentar as transformações ocorridas na educação com o advento das revoluções burguesas a partir do século XVIII. Para se ter uma idéia, a educação passou a ser bem mais acessível e deu início ao processo de democratização do ensino. Porém, estas revoluções, principalmente a chamada revolução industrial trouxe mudanças significativas nas relações de produção, o que veio a influenciar o processo educativo, onde esta educação atenderia o processo capitalista, passando a ser vista enquanto produto de dominação entre o patrão e o empregado. Até que aconteceu o advento das revoluções burguesas, a escola era privilégio dos nobres e a maioria absoluta a população permanecia à margem do processo educativo formal. O mundo passava por verdadeira transformação com a revolução industrial e se transformou no mundo do absolutismo e do feudalismo. As revoluções contribuíram também para mudanças significativas na estruturação educacional do mundo moderno, instituindo a separação entre a igreja e o Estado. Além disso, houve o incentivo para o desenvolvimento dos sistemas políticos de educação, pois o Antigo Regime, sob hipótese alguma, respeitava os novos valores introduzidos pelas.

Ao final do século XVIII o mundo passava por grandes transformações, uma delas a Revolução Burguesa, destacamos as revoluções que aconteceram na educação, pensadores e pensamentos que transformaram este período. A burguesia cresce e no período do renascimento, as sociedades têm grande interesse pela educação. A burguesia de modo especial tem interesse pela educação, para que seus filhos tomassem frente à política e aos seus negócios. Com o descontentamento da classe dos trabalhadores, aconteceram muitos conflitos entre burgueses e proletariados. Começa aí a influência da burguesia na educação, surgem pensadores como Rousseau e Kant que através de seus escritos revolucionam a pedagogia fazendo com que ainda hoje seus estudos sejam questionados e estudados.

Envolve grandes transformações

Durante os séculos XVI e XVII o continente Europeu viveu um período de grandes transformações sociais, políticas e educacionais. Surge nesse período o homem burguês, proveniente da sociedade feudal e fortemente ligado a organização das cidades e comunas. A nova realidade social traz a necessidade da formação educacional deste homem nas diversas áreas cientificas da época, a fim de lhes dar instrumentos para competir nos mercados comerciais que surgiam de forma grandiosa. Para entender melhor o termo “Educação Burguesa” é necessário saber que o contexto histórico da mesma se desenvolve paralelamente com as mudanças ocorridas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com