TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Texto Oque e' Conhecimento

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

SOC 002  

ROTEIRO INTERPRETATIVO DO TEXTO “O QUE É CONHECIMENTO”

 Baseando-se no texto “O que é conhecimento”, de Maria Lúcia Aranha, responda as questões abaixo:

 

1-Como se dá a relação entre sujeito, objeto, conhecimento e realidade.

         O conhecimento e’ o pensamento que resulta da relacao que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido e que definem uma realidade. O conhecimento dependendo de uma certa realidade, periodo historico, pode mudar, como o certo e o errado mudam em diferentes epocas, como acreditar que a Terra e’ o centro do universo, entre outros exemplos.

2-Defina, com suas palavras, o que representa uma postura “Cética” e uma postura “Dogmática”.

         Ter uma postura cetica e’ ter uma postura questionadora, por em questao o conhecimento, os fatos, a fim de questiona-los e verificar sua veracidade, mesmo quando esta ja seja provada. O cetisismo acredita que o homem nao e’ capaz de chegar a nenhuma certeza em relacao a verdade, em  relacao ao conhecimento.

        Ter uma postura dogmatica e’ crer em uma verdade absoluta, mesmo que ela nao seja completamente verdadeira. E’ ater-se a uma verdade e ela ser verdadeira sempre, nao pondendo ser discutida nem posta em questao sua veracidade.

3-Procure no texto argumentos que sustentem a afirmação de que a verdade é relativa e sofre influências da realidade e do tempo.

         A verdade e’ relativa, uma vez que a verdade e’ a adequacao do nosso pensamento as coisas, mas esse pensamento em si muda constantemente em relacao ao tempo e a realidade. Uma verdade que hoje eh considerava como verdade absoluta com o passar do tempo pode deixar de ser, oque reforca o conceito de verdade relativa. Como citado na questao 1, a verdade que se acreditava antigamente era de que a Terra era o centro do universo. Naquele tempo e realidade afirmava-se isso como verdade, sendo que na realidade e tempo posteriores afirmava-se ser uma verdade errada, portanto conclui-se que a verdade e’ relativa em relacao a realidade vivida e o tempo em que ela esta presente.

4-Diferencie “Intuição” de “Conhecimento Discursivo”.

        Intuicao e’ o conhecimento de forma imediata, sem imtermediarios. ‘e uma visao subita, sem conceitos ou etapas. Conhecimento Discursivo e’ aquele que e’ de forma mediata, se da por meio de conceitos, etapas, um encadeamento de ideias juizos e raciocinios que levam a uma determinada conclusao.

5-Procure estabelecer relações entre:

a-Conhecimento e Poder

         O conhecimento e’ uma forma de poder, uma vez que com maior quantidade de conhecimento, maior e’ o leque de possibilidades a serem feitas. De certa forma, quanto mais conhecimento voce tiver, maior e’ a sua forca de liderar e quanto mais ignorante voce for, maior eh a sua forca de obedecer. Pensando nesse ponto, esse e’ o motivo principal na qual antigamente desejava-se um povo sem conhecimento algum, de forma que fossem submissios sem poder algum de contestacao. Quanto mais conhecimento, mais a pessoa se torna capaz de si mesma.

b-Conhecimento e Tecnologia

         Tecnologia nada mais e’ doque um conjunto de normas e procedimentos, e’ o conhecimento para se produzir algum produto ou resolver algum tipo do problema. Tecnologia e’ a aplicacao do conhecimento cientifico atraves de sua transformacao no uso de ferramentas, processos ou produtos gerados ou utilizados a partir de tal conhecimento.

c-Conhecimento e Consumo

        Nos dias atuais, quando as empresas usam de qualquer empreitada a fim vender seus produtos as massas, o conhecimento adquirido por uma pessoa e’ uma forte defesa em relacao a isso, uma vez que a protege e a esclarece em relacao as falsas verdades ou enganacoes feitas por empresas a fim de vender seus produtos. O conhecimento ainda esta relacionado ao consumo uma vez que a partir de um certo nivel de conhecimento, a pessoa comeca a perceber oque e’ bom e oque e’ ruim, portanto dependendo do seu nivel socioeconomico a escolher quais sao as coisas de carater bom, de carater duvidoso e de carater essencial, nao se deixando levar por indagacoes dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com