TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE GESTÃO DE CONHECIMENTOS NA COMPANHIA

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO SOBRE GESTÃO DE CONHECIMENTOS NA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 9

A Taurus recorre a agentes internos, através de grupos que são espécies de divisões transcendentes. O grupo é responsável por criar o clima necessário para que os conhecimentos dispersos se concentrem e se cristalizem em novos produtos e negócios. A estratégia destes grupos passa por intensificar a velocidade e a agilidade, mudar a forma de pensar eliminando algumas das fronteiras mentais dos indivíduos e conseguir uma entrada oportuna em mercados emergentes.

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO DENTRO DAS EMPRESAS.

A gestão do conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovação nas empresas, por isso a grande importância de aplicar este método dentro das organizações. O desempenho organizacional é fundamental para que os recursos existentes criem mais ideias inovadoras e força de sustentação devido à criatividade incumbida.

Ela é responsável por criar, recolher, organizar, difundir, usar e explorar o conhecimento dos funcionários, pois é fato que o conhecimento obtido através da experiência ou situação vivida, pode sim ajudar no diferencial da empresa. Hoje as empresas precisam visualizar seus colaboradores como capital humano, para que eles possam vir a contribuir com o rendimento da empresa, através de contato expostos a problemas e tentativas de comuns resultados para adquirir soluções, através desta troca de conhecimento.

Podem-se aplicar na prática alguns conceitos para ajudar nesta etapa é a espiral do conhecimento e o efeito da inovação que combinados surte um efeito de qualidade exemplar.

Para que a empresa gere conhecimento é necessária completa uma espiral do conhecimento que vai de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. Logo o conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base do conhecimento de cada pessoa. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados, ampliando assim a aplicação do conhecimento.

O efeito da inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, isso acaba estimulando uma cultura diferenciada dentro das empresas buscando parceiros como cliente e fornecedores, também elaborando planos, metas e indicadores para fortalecer a inovação dentro do ambiente organizacional.

A comunicação é o ponto essencial de toda e qualquer organização para que todos os benefícios destes conhecimentos funcionem é necessário à informação ser clara e objetiva para que ambas as partes não saiam prejudicadas e as ideias sejam alinhadas.

As empresas entrevistadas informam que utilizam a Gestão do conhecimento como gestão, mostra um contesto com raciocínio dentro do esperado e desempenham o incentivo deste quesito dentro das organizações.

Os mesmos informam e tem a consciência que é de suma importância à utilização deste método para se diferenciarem das demais empresas. E relatam as condições que favorecem a criação do conhecimento, começando pela estratégia corporativa em buscar o comprometimento dos funcionários a querer buscar o conhecimento novo.

A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES.

Para transformar informação em conhecimento, precisamos de tempo.

Questão da velocidade das mudanças nas organizações traz embutida a questão da percepção dessa velocidade. Quando uma sucessão de fatos ocorre sem que compreendamos sua natureza, suas causas e consequências têm a impressão de uma velocidade muito maior.

A percepção da velocidade das mudanças se acelera ao ritmo das próprias mudanças. Essa percepção também é acelerada pela forma como as informações circulam. A simultaneidade entre acontecimentos e as notícias, propiciada pelos novos meios de comunicação, é crucial para essa percepção de velocidade.

As mudanças ocorrem rapidamente conforme as informações da mídia, pois todos querem crescer e estar atualizados com o mercado e com as tendências.

OS EFEITOS DESSAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES.

Como instinto natural de sobrevivência, as organizações buscam mecanismos para responder às pressões de mudanças.

A mudança organizacional não é necessariamente boa ou ruim, progressista ou conservadora, benéfica ou prejudicial. Ela pode tomar qualquer uma das direções em qualquer situação, dependendo da escolha que se faz.

As organizações podem ainda não ter capacidade financeira ou de pessoas para se empenharem em esforços, no sentido da mudança, mesmo que seja identificada a necessidade de mudar.

As pessoas sentem necessidade de segurança, estabilidade, autoestima, e a necessidade de se manter uma imagem coerente para o mundo, por isso o medo da inovação, de dar passos largos ou em direções diferentes.

O que vai determinar o sucesso de uma empresa é a sua eficiência em comparação com as outras empresas, em saber trabalhar as dificuldades das mudanças organizacionais e de sua equipe.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS DIAS ATUAIS.

A ideia que costumamos ter sobre o tema mudanças organizacionais normalmente é desesperadora, pois o assunto provoca a sensação de insegurança quanto ao futuro.

Quando pensamos em mudanças logo vem à mente a ideia de risco, por isso muitas empresas deixam de buscar se diferenciar em algo novo por medo de não dar certo.

Porém o mercado obriga as organizações a reverem suas estratégias de tempos em tempos, para ficarem dentro das mudanças globais. Para não estar em jogo à sobrevivência das empresas e de seus colaboradores.

As organizações não mudam porque querem, mas porque precisam. Essas mudanças se dão devido a existir uma forma melhor de fazer algo ou a mesma coisa.

Para estar equiparado com as outras empresas, requer coragem para implementar mudanças que assegurem a gestão inteligente dos negócios em um mercado fortemente marcado pela instabilidade e a incerteza.

Por isso a importância da gestão do conhecimento, por que através dela terá informações necessárias para desenvolver as habilidades naturais de resolução e criação de ideias inovadoras.

Possibilita os funcionários a agir de forma autônoma para compartilhar informações e a criação de novos pensamentos.

Criam questionários para favorecerem a criação do conhecimento organizacional.

Facilita o acesso a comunicação entre as áreas para que a informação chegue com eficácia. Informaram também as barreiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com