TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Curricular em Filosofia Ensino Fundamental

Por:   •  30/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  5.103 Palavras (21 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

FILOSOFIA – 5º SEMESTRE

        

ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA I:

ENSINO FUNDAMENTAL II

[pic 3]

HHHHHHHHHHHH

2021

HHHHHHHHHHHH

ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA I:

ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular em Filosofia I – Ensino Fundamental II do Curso de Licenciatura em Filosofia.

[pic 4]

HHHHHHHHHHH

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .....................................................................................................        04

1   LEITURAS OBRIGATÓRIAS ...........................................................................        05

2   PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP .................................................        07

3   ATUAÇÃO DO PROFESSOR  E  SUA INTER-RELAÇÃO  COM A EQUIPE

ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA ..................................................................        09

3.1 Questionários ................................................................................................        10

4   ABORDAGEM   DOS   TEMAS   TRANSVERSAIS   CONTEMPORÂNEOS

DA BNCC .............................................................................................................        09

5   CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS

DIGITAIS .............................................................................................................        14

6   PLANOS DE AULAS  .......................................................................................        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS  ...............................................................................        19

REFERÊNCIAS ...................................................................................................        20

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo apresentar as analises e reflexões sobre a prática de ensino no Ensino Fundamental II, assim como atender aos requisitos obrigatórios do programa de Estágio Curricular em Filosofia, realizado no quinto semestre do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Nordeste do Paraná – UNOPAR.

        Diante do contexto pandêmico vivenciado por conta do Covid-19, é sabido que as aulas presenciais em todos os níveis da educação brasileira encontram-se suspensas, fato que, com imensa infelicidade, trouxe um verdadeiro infortúnio na realização do presente estágio, visto que, seu programa original teve que ser remodelado a fim de adaptar-se ao presente contexto, deixando uma lacuna no que diz respeito à percepção da atuação prática de uma forma mais abrangente.

        Todavia, de não menos inferior importância e valia, o programa foi readaptado com dinamismo, conservou a essência daquilo que se pode exigir para o bom aproveitamento da disciplina.

        O período de abrangência do estagio no Ensino Fundamental II no ensino do componente curricular de Filosofia foi de 08 de fevereiro a 01 de maio do corrente ano. Tendo como proposta norteadora solidificar os pensamentos e valores que devem permear as práticas em sala de aula, buscando apresentar de forma continuada as temáticas enfocadas na disciplina de Filosofia, de acordo com as leis e normas educacionais vigentes e refletindo sobre a inserção do ensino desse saber, voltado a ação humana em prol da atividade escolar, respeitando e valorizando o contexto histórico cultural e o papel do aluno enquanto cidadão e agente de seu tempo. Prática esta indispensável aos futuros profissionais que buscam não apenas cobrar de seus educandos conteúdos estanques, preparando-os não só para o mercado de trabalho ou para o vestibular, mas sim para a vida em sociedade.

        A proposta metodológica é apresentar uma prática de ensino que valorize as diversidades, com relação à educação no contexto pedagógico, demonstrando a importância do ensino de Filosofia com o objetivo de mudanças sociais nas diversas estruturas organizacionais da comunidade escolar e, consequentemente, em toda a sociedade.

1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo intitulado Ensino de Filosofia no Brasil: Algumas notas sobre avanços e desafios de autoria de Pedro Gontijo traz como proposta principal uma exposição  e analise dos aspectos da situação do ensino de Filosofia no Brasil nos níveis de  pós-graduação, graduação e educação básica. Nessa exposição são mapeados os desafios e perspectivas, assim como apresenta um diagnóstico a respeito do  crescimento da pós-graduação em Filosofia no Brasil nos últimos anos.

É destacável a observação inicial do autor sobre a extrema necessidade de mais pesquisadores da área de Filosofia dedicar-se a análise e produção de temáticas que envolvem o próprio ensino da filosofia no ensino Fundamental II e Médio.

        Baseado em ricas fontes de informações estatísticas sobre dados do ensino da Filosofia no Brasil, o autor apresenta um quadro da situação do mesmo no país, com foco, sobretudo, no Ensino Médio, onde se percebe que o ensino de Filosofia estava disseminado em diversos estados brasileiros, porém de modo não uniforme.

        Destaca-se ainda que, após a promulgação da Lei nº 11.684/083 de 2008 que alterou o art. 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incluindo a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do Ensino Médio, ouve um relevante acréscimo na oferta do ensino de Filosofia, nos níveis de Pós, graduação e Educação Básica.

        Citando o autor Marcelo Carvalho, o autor expõe que, apesar de considerar o crescimento da pós-graduação como sendo o resultado de um processo errático, fruto de uma falta de planejamento, houve, ainda assim, um considerável crescimento, motivado pelo interesse dos próprios docentes em inserir-se como pesquisadores em Filosofia.         É considerável destaque neste ponto a informação do interesse feminino na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (426.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com