TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações de genero

Por:   •  18/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Relações de gênero

O que é gênero?

As relações de gênero está marcada por desequilíbrio em favor dos homens, o que se manifesta mais na política e educação. Lideranças costumam ser masculinas e a educação para os meninos é mais liberal do que para as meninas. Nas esferas econômica e cosmológica, as atividades femininas estão mais relacionadas com a agricultura do que as masculinas, mais voltadas para a caça.

Anteriormente as mulheres deveriam ficar em casa para cozinhar, cuidar dos afazeres domésticos e filho enquanto os homens iam trabalhar para lhes dar o sustento, atualmente o papel da mulher tem se estendido mais além de cuidar da casa e todas as outras regalias ela também trabalha, isso também significa que o homem pode fazer algo para ajudar sua parceira a não ser só trabalhar, a sociedade vem abrindo caminhos para isso, mas há muitos casais com uma forte tendência a antiguidade, onde a mulher tinha o papel de “escrava” para o homem.  

É a marcação que as diferenças entre homens e mulheres não só apenas de ordem física e biológica, comentar sobre relações de gênero é falar das características atribuídas a cada sexo pela sociedade e sua cultura.

Sexo é atribuído biológico enquanto gênero é uma construção social e histórica, entende-se por sexo as características físicas do corpo.

O gênero diz respeito a formas de comportamento social.

As relações de gênero são produtos de interação e práticas do cotidiano, reforçando a desigualdade existente entre homens e mulheres, principalmente em torno a quatro eixos: a sexualidade, a reprodução, a divisão sexual do trabalho e o âmbito público/cidadania.

Existem três formas que a sociedade interage para formar uma ordem de gênero, e são elas:

*O trabalho;

*O poder;

*A catheis, que nada mais é do que relações intimas, emocionais e pessoais.

Mudança na ordem de gênero: tendência de crise

sexo e gênero são constituídos, mas nada impede de uma pessoa mudar sua orientação de gênero, essas mudanças estão cada vez mais crescentes e são denominadas de “crise de gênero”; ou seja o gênero se tornou globalizado.

Essas crises se apresentam em três formas:

*Crise de institucionalização: o homem vem perdendo forças nas instituições que sustentam seu poder, a família e o estado.

*Crise da sexualidade: a heterossexualidade hegemônica é menos dominante do que antigamente.

*Crise da formação de interesse: novos fundamentos em prol dos interesses sociais contradizem a ordem de gênero existente.

[pic 1]

Bibliografia

pib.socioambiental.org/pt/povo/guajajara/542

monografias.brasilescola.uol.com.br/.../relacoes-genero-sexualidade.htm

adolescencia.org.br/upl/ckfinder

/files/pdf/Relacoes_Genero.pdf

E.E.E.M PEDRO PAULO GROBÉRIO

RELAÇÕES DE GÊNERO

                                                                                                 Ana Clara, Gabrielly,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com