TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Criticade O Que Etica

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Criticade O Que Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

VALLS, Álvaro L. M. O QUE É ÉTICA. São Paulo: ed.Brasiliense, 1994 (Coleção Primeiros Passos).

O que é Ética

Os Problemas da Ética

Valls inicia o livro procurando compreender quais os problemas no estudo da ética, o porquê dele ser dividido em dois campos diferentes, nos problemas gerais e nos problemas específicos. Acredita que seja uma divisão acadêmica, já que na vida real os dois campos são apenas um. A ética moral, religiosa e capitalista varia de acordo com a sociedade e o tempo em que se desenvolve, mesmo assim busca semelhanças no decorrer dos tempos e de diversas sociedades, pra ai então identificar uma atitude ética. Esse é um problema que ainda não possui solução adequada, pois todo o esforço de teorias no campo da ética bate de “frente” com as mudanças de costumes. A busca pela exemplificação desta longa busca se encontra nos pensamentos de Sócrates, que foi o primeiro a tentar se conhecer para conhecer o próximo, questionando assim as tradições gregas através da vontade de entender a justiça das leis, e Kant, que buscava uma ética de igualdade para todos, uma ética universal. Tanto Sócrates como Kant, falaram de maneira intima e particular com a moral, a partir disso, diferentes discursos foram construídos.

O primeiro capítulo também mostra os problemas, a maneira tradicional e a moderna em que os povos agiam diante da ética e da moral, já que o assunto gerava polêmica. O comportamento moral engloba toda a preocupação que o ser humano tem com a consciência individual. O modo de pensar e agir, influencia sim nas questões políticas e na busca do ideal.

A ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades e hoje se resume em uma ética individual, onde cada pessoa define o que prefere seguir e idealizar. Define como praticar o bem e qual caminho seguir. Aprendem a lidar com as diferenças e diversos costumes de um povo a outro. A forma como a ética e a moral vai ser explorada, varia, pois enquanto uma se torna dever, a outra tende para a obrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com