TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Ética Protestante

Por:   •  15/9/2016  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Caroline Pinheiro Vicente                                                         Direito: 1º período

Livro: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo             Autor: Max Weber                                      

  • Resenha;

Capítulo: Calvinismo

O calvinismo surgiu entre os séculos XVI e XVII em meio a contendas políticas e culturais dessa época nos países: Holanda, França e Inglaterra.

O capítulo “Calvinismo”, Weber tem basicamente a finalidade de explicar em pormenores o que foi o calvinismo, quais são seus objetivos e como se fundamentou esta religião, levantando alguns questionamentos ao expor em contraponto outras doutrinas como Luteranismo, Puritanismo e o Catolicismo.

A doutrina calvinista é conhecido por defender a ideia da predestinação - todos os indivíduos já nascem predestinados a serem o que são - “Por decreto de Deus, por manifestação de Sua glória, alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna, e outros são fadados à morte eterna” (p. 43). Para João Calvino, Deus é e sempre será o centro de todas as coisas. A ele deve ser dada toda honra e toda glória.

O interesse dos calvinistas está exclusivamente em Deus, e não no homem: “Deus não existe para os homens, mas os homens existem por causa de Deus.” (p. 45) As confissões deveriam ser feitas somente a Deus. Somente ele era capaz de entender e ajudar os que necessitam. Os calvinistas também deveriam viver em constante busca pela salvação (vida eterna) que só poderia ser concedida por Deus através da solidariedade e compaixão com o seguinte (amor ao próximo).

Os cristãos viveriam então, para a glória de Deus segundo Seus mandamentos; a fé também se fazia fundamental, pois em sua ausência, os questionamentos surgiriam. Estas pessoas que segundo a doutrina calvinista foram escolhidas para fazerem parte dessa religião; deveriam, portanto em constante momento lutar contra as tentações e os principados do Diabo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com