TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Ética Empresarial

Casos: Resenha Sobre Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

A Ética profissional segundo autores, é um conjunto de conduta ou normas que deverão ser praticadas no exercício de qualquer profissão. Estas podem ter caráter normativo ou jurídico regulamentando profissões a partir de estatutos e códigos específicos.

Quando profissionais se deparam com questões morais, geralmente polemicas, e debate o tema com algum propósito social está sendo posto em prática a reflexão ética, evidenciando que todo profissional tem responsabilidade individuais e sociais.

No ambiente profissional é expressivo o individualismo, o ser humano geralmente trabalha apenas para gerar renda para si, poucos são os trabalhadores que executam suas tarefas com prazer e amor, com desejo que esse serviço se resulte em um bem comum.

Os que só visam lucro, tendem a ter menor consciência de grupo, apenas pensando individualmente e esquecendo da sociedade. Atitudes como isso pode influenciar o destino de noções. A Ética tem sido o meio para que haja o benefício geral.

São três os principais elementos que compõe a empregabilidade, a responsabilidade, a lealdade e a iniciativa. As pessoas que assumem responsabilidade tendem a ter autoestima e sentimento de poder próprio, já as que não assumem tem dificuldades de encontrar sentido na vida e não são bons integrantes de equipe.

Os trabalhadores leais se sentem satisfeitos com os avanços da empresa a qual pertence, defendendo-a e fazendo, ou se recusando a fazer, o que for melhor para a organização.

A iniciativa é necessária para que os trabalhadores tomem atitude de colocar em prática suas responsabilidades e lealdade à empresa.

Além dessas três, existem outras questões que fazem parte da Ética empresarial. Uma dessas é a honestidade, que é muito frequente encontrar a falta dela nas organizações. Na busca por lucros, benefícios e privilégios, muitos agem de forma desonesta utilizando de fontes erradas para obter esses ganhos. Para ser honesto não existe relatividade, tolerância ou interpretação de circunstancia, só o honesto e desonesto sem intermédio.

O sigilo é algo muito importante nos negócios. Os funcionários não podem revelar segredos ou qualquer informação confidencial da empresa a qual pertence ou já pertenceu, caso contrario pode causar sérios problemas.

Todo profissional deve ter um vasto conhecimento para prestar serviço de boa qualidade, buscando sempre competência e aprimoramento nas sus habilidades. Mas também deve ter ética de recusar serviços que não seja capaz de executar.

O profissional deve ter prudência para que o trabalho seja executado com segurança, coragem para reagir a crítica injustas ou defender a verdade para o bem comum, perseverança quando estiver em situações de insucesso ou fracasso, compreensão para facilitar o trabalho em equipe estando aberto a opiniões relevantes que beneficie a organização, humildade para reconhecer quando não está correto e suas limitações, imparcialidade para agir sem preconceitos e sem favorecer por afinidade pessoal em situações que terá que enfrentar e por fim a disciplina para que tenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com