TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre ética

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

[Document Title]


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

ÉTICA ambiental

Parte-se da premissa de que, no licenciamento ambiental, além dos aspectos jurídicos e formais, há a necessidade da prática da ética tanto pelas empresas que solicitam o licenciamento quanto pelos órgãos por ele responsáveis (SANTOS & JAPIASSÚ, 2006)

A ética é a única ciência responsável pela análise do comportamento moral do homem com base nas suas ações na sociedade.

Para conceituar ética ambiental são várias as definições aceitas, como o que a ética ambiental é a aplicabilidade da ética social com suas questões de comportamento em relação ao meio ambiente. Ética ambiental é um assunto largamente discutidos com vários termos que trazem incutidos a  referência e muitas vezes redundante. Porém, segundo Pelizzoli aput Santos & Japiassú, “a redundância dos termos por nós utilizados, busca demarcar e tentar superar as dicotomias entre ser humano e natureza.”

Quando fala-se em ambiente fala-se em pessoas e suas relações, fala-se de ética e visões de sentido do mundo (mundo/universo, ser/essência, humano/ético). Dessa forma pode-se avaliar a crise como sendo uma crise de valores e não do ambiente. Ou seja, uma crise de valores humanos, da ética em todas as suas esferas, situação que traz a tona novos pensamentos, novas inquietações, novos conflitos, novas soluções e junto a tudo isso novos comportamentos.

A luta pela proteção ao meio ambiente requer uma mudança de atitude do homem e isso exige uma percepção de que o homem não basta a si mesmo. Vende-se a ideia de fragilidade humana e de interdependência entre todos os seres, mas mesmo assim continuamos com a visão antropocêntrica. O homem está preso a uma lógica econômica que não permite enxergar as consequências de suas ações danosas ao meio ambiente.

Ao analisar que o homem é a única espécie com poder cognitivo, responsabiliza-se somente a ele a tomada de decisões e atitudes necessárias para mitigar os impactos ambientais e situações colapso, muitas vezes causados por suas atividades no meio. São várias os relatos de acidentes ambientais causados por interferência humana na natureza e quase sempre movidas por interesses econômicos. Um dos grandes desafios modernos é o crescimento econômico mundial versus a proteção do patrimônio ambiental. Mundialmente já demos alguns passos no caminho da preservação, apesar da recente história do desenvolvimento sustentável.

Poucas são as empresas que possuem uma preocupação ambiental além do mínimo exigido, ou seja, cumprem apenas requisitos condicionantes determinados em sua licença de operação, quando o fazem. Na contramão dessa visão algumas empresas já partem para gestões ambientais e certificações, porém ilude-se quem pensar que ó intuito é pura e somente a proteção do meio ambiente. A vida econômica da empresa e a ampliação de mercados são os principais atrativos para essa busca.

A influência da economia mundial é extremamente desfavorável ao equilíbrio da relação homem/natureza e a partir dessa premissa faz-se necessária a proteção legal do patrimônio ambiental com meios de impor requisitos que dão o tom para o uso de bens naturais essenciais a vida humana e de direto a todos. Sendo assim os interesses pessoais, empresariais ou ainda políticos não podem sobrepor-se ao bem comum (oligárquico) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (88.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com