TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Por:   •  16/2/2018  •  Resenha  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 4


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

RESENHA SOBRE O FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

SÃO CRISTÓVÃO – SE

2017

GABRIELA CARDOSO SÁ

IURI TEIXEIRA DE MENEZES

LEONARDO REIS DOS SANTOS GONCALVES

MATHEUS SANTOS BASTOS

ORLANDO SANDES DE ALMEIDA JUNIOR

RESENHA SOBRE O FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

[pic 2]

SÃO CRISTÓVÃO – SE

2017


Resenha

Billy Beane foi um ex-jogador de beisebol que fracassou em sua carreira, mesmo sendo considerado pelos olheiros um jogador fenomenal. Depois de um tempo, passou a atuar como gerente geral do time de baseball Oakland Athletics. No ano de 2001, o Oakland Athletics chegou até as eliminatórias, com um orçamento 3 vezes menor que o do rival (New York Yankees), mas acabou perdendo a partida e, como consequência, sendo eliminado da competição.

Billy Beane fica decepcionado com a eliminação da equipe, mas esse não era o maior dos problemas que estavam por vir. Ele tinha que encontrar a solução para o seguinte problema:  O Oakland Athletics havia chegado longe nas eliminatórias e isso valorizou os seus jogadores, consequentemente, muitos destes acabaram trocando de equipe. Então, como recompor as peças de uma equipe com um orçamento tão pequeno, se comparado ao das grandes?

Depois da saída de suas principais estrelas, o gerente geral do Oakland Athletics vai visitar uma série de times de beisebol, com o objetivo de contratar jogadores para recompor a equipe. Uma dessas equipes foi o Cleveland Indians, mas não houve nenhuma compra de jogador, pois sempre antes de fechar um negócio o gerente do Cleveland Indians acabava escutando as opiniões de Peter Brand. Este último era um jovem formado em economia que usava métodos estatísticos para avaliar o potencial dos jogadores.

Billy Beane não conseguiu contratar nenhum jogador de beisebol do Cleveland Indians, mas em contrapartida contratou o seu economista que possuía uma visão a frente do tempo. A princípio, os olheiros do Oakland Athletics discordavam das ideias de Billy Beane e Peter Brand. As ideias eram tidas como radicais, pois o jogador era avaliado por dados estatísticos e não subjetivamente.

Peter Brand acreditava que uma equipe não precisava perder tempo para encontrar e contratar um jogador de alto nível para compor o elenco. O melhor a fazer era buscar jogadores inferiores que juntos obteriam o percentual de aproveitamento do jogador de alto nível. Pode-se observar a questão da sinergia onde o todo era maior que a soma das partes. Com essa ideia não tradicional, a equipe do Oakland Athletics poderia comprar jogadores a um preço bem mais acessível e dentro do orçamento.

Além da oposição dos olheiros, Billy Beane e Peter Brand também tiveram a do técnico do time, pois este sempre montava a equipe de maneira tradicional, mesmo com a falta de resultados. Os resultados negativos, por sua vez, fortaleciam os argumentos da crítica, por exemplo, que o Oakland Athletics não era uma equipe consistente, pois era baseada em um conceito equivocado promovido pelo gerente geral e seu braço direito, e que ninguém poderia reinventar o beisebol

Como consequência da falta de resultados, Billy Beane começou a vender e se desfazer dos jogadores mais usados pelo treinador. Essa atitude do gerente geral do Oakland Athletics gerou um impacto positivo no time, pois forçou o treinador a escalar o time da maneira planejada por Peter Brand. Depois da mudança, o time de beisebol do Oakland Athletics perdeu algumas partidas no começo, mas depois os números começaram a falar mais alto. Os resultados melhoram de maneira gradativa e a consequência disso foi o recorde de vinte vitórias consecutivas na Liga Principal de Beisebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com