TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha – Filme “O homem que viu o infinito”

Por:   •  1/8/2017  •  Resenha  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  17.908 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha – Filme “O homem que viu o infinito”

        O filme “O homem que viu o infinito” conta a história de um jovem indiano gênio da matemática, chamado Srinivāsa Rāmānujan, ele mora em uma cidade chamada Madras, é de origem pobre e já é casado, embora não more junto com sua esposa por não ter condições de manter um lar.

        Rāmānujan começa o filme procurando emprego, mostrando seus estudos realizados na área da matemática, ele é autodidata e não tem diploma de formação. Após muito buscar, consegue um emprego como assistente em uma firma de contabilidade, consegue se mudar com sua mãe e esposa para uma casa humilde.

        Continua seus estudos de fórmulas matemáticas e escreve uma carta ao matemático Hardy (renomado na área) falando sobre seus estudos. Hardy fica impressionado e convida Rāmānujan para Cambridge, mesmo sabendo que segundo a sua cultura não era permitido atravessar o mar, como Rāmānujan acredita que as fórmulas que aparecem pra ele é algo enviado por Deus, ele decide deixar mãe e esposa na índia e seguir a Cambridge em um navio.

        Chegando na Inglaterra, Rāmānujan se depara com diversos obstáculos para a publicação de seus trabalhos. As equações que ele recebia, precisariam ser provadas, para que não houvessem contestação, e ele demora um poço a aceitar isso. Paralelo a esses acontecimentos, ele sofre muito preconceito por ser indiano, vegetariano, o racismo começa a ficar evidente.

        Rāmānujan perdeu contato com a esposa, porque sua mãe escondia as cartas que ela solicitava para enviar. Começa a ficar muito doente, com tuberculose, e acha que a sua esposa o esqueceu. Perde a alegria em escrever as fórmulas e postulados, porque para ele como as informações que ele recebia era algo divino, não precisava ser contestado.

        Então, quando um dos protagonistas o informa que  teorema de números primos que criou está errado, ele começa a aceitar que por mais que tenha a capacidade de criar fórmulas e postulados, precisa prová-los para que sejam reconhecidos.

        Rāmānujan fica ainda mais doente, porém começa a trabalhar em um estudo muito importante, junto com seu amigo matemático. Em uma das noites no hospital ele consegue provar o postulado que tanto esperava e entrega ao seu amigo em uma visita.

        Este amigo, solicita que Rāmānujan seja membro da Universidade, defende a sua teoria, e consegue aprovação do conselho.

        Rāmānujan melhora da doença, toma posse do seu cago de membro e volta para Índia. Continua escrevendo itens matemáticos, porém a sua doença volta e ele morre um ano depois.

        É perceptível as dificuldades encontradas quando um pensador tem uma idéia inovadora, que vai de encontro com os princípios que já existem na época. Essas dificuldades são ainda mais intensas, quando se trata de pessoas de origem pobre, com cultura diferente a elite da época retratada. O filme consegue deixar evidente que mesmo com essas dificuldades, é possível ir de encontro as idéias e ser reconhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com