TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Humanidades e Antropologia

Por:   •  19/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

 FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNCESI - UNIFUNCESI

Credenciado pela Portaria nº 62, de 04/02/2022 - DOU: 07/02/2022

Curso: Direito/Administração/Fisioterapia/Enfermagem/ Engenharia de Produção e Engenharia Civil

Tipo de atividade: Trabalho

Disciplina:  Humanidades e Antropologia

Professor:  Abel Camilo de Oliveira Lage filho

Período/turma:  3º período/ Direito 

Data:  Entregar até 31/03/2022

Alunos(as):  Marcos R. Elias, Rafaela M.M. Souza, Samuel Jácome, Virgínia Rossoni. 

Valor: 15

 Nota:  

Instruções:

Textos: “O determinismo biológico”, “O determinismo geográfico” e “A cultura condiciona a visão de mundo do homem”. In:  LARAIA. Roque de Barros. Cultura. Um conceito antropológico. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1999.

  • Resenhar de forma clara, objetiva e breve (não mais que uma folha): a refutação do determinismo geográfico e biológico pelo autor, e sua defesa da cultura como condicionante da visão de mundo do homem.

  • O trabalho pode ser feito em grupos de até 4 integrantes.
  • Deverá ser entregue até 31/03/2022.
  • Não serão aceitos trabalhos escritos com lápis/grafite.
  • Preferencialmente, entreguem a resenha digitada.

  O professor e escrito Roque de Barros Laraia relata o equívoco no determinismo biológico onde se  diz que as diferenças biológicas ou diferenças genéticas determina as diferenças culturais ou seja as aptidões culturais seria atributos genéticos hereditários, as pessoas produzem algo diferente em função do seu código genético (DNA) como se dissesse que um brasileiro fala a língua portuguesa por já estar carregando esse gene em  seu código genético. Laraia relata ainda a importância de saber expor que “não pode saber explicar uma questão cultural por uma diferença biológica”, pois a Cultura é aquilo que não pertencer a esse determinismo biológico onde  as diferenças culturais podem ser determinadas pelo ambiente geográfico, as diferenças desses ambientes podem criar diversidade cultural ou seja; os seres humanos são diferentes pois  moram em áreas geograficamente diferentes com clima, solo, fauna, flora adaptadas para cada região geográfica. Porém Laraia contrário a essa ideia refuta que existem diferenças de cultura entre os povos, mesmo quando estes vivem em condições geográficas iguais, bem como pertencentes à mesma etnia. A antropologia moderna pensa que a cultura age seletivamente e não casualmente sempre explorando limites.

Cada Cultura tem uma lógica particular, por que cada realidade cultural tem uma lógica interna como se fosse “regramentos e regulamentos internos” de cada grupo, sociedade ou costume e de cada costume de adaptação a cada cultura a um novo elemento cultural ou seja, isso passa a ter sentido para as pessoas que ali vive. Apesar de muitas questões serem novidades, basta ter um certo tipo de interesse que a pessoa consegue se adaptar a uma nova cultura, essas questões culturais são resultados da nosso história que se relaciona com condições materiais da sua existência ou seja, o ser humano quando precisa se alimentar a si, sua família ou seu grupo ele se adapta rapidamente, o autor ainda cita que os indivíduos participam independentemente da sua cultura, pois mais que o indivíduo esteja em um grupo com culturas diferentes eles podem resistir e participar pela convivência, pela observação, pela audição, pelo comportamento. A participação de um indivíduo em sua cultura é limitada, pois de fato nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos da sua cultura mesmo com limitações dentro da cultura, onde por exemplo alguns serviços eram exclusivamente masculinos com isso limitando as mulheres a realizar tais tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com