TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O AMOR É UMA FALÁCIA

Trabalho Universitário: Resenha O AMOR É UMA FALÁCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  9.198 Visualizações

Página 1 de 2

SULMAN, Max. O Amor é uma Falácia.

RESUMO

O autor adota como virtude um princípio de pujança. Isto decorre em parte do contraste que existe entre as obrigações da sociedade. Como podemos definir essa virtude de amor e poder, que sempre requer um domínio e interesse produzido pelo individualismo.

O texto narra uma história de um estudante de direito que divide o quarto com um amigo, o jovem acadêmico, moço inteligente, astuto, frio e até mesmo calculista, subestima seu colega na perspicácia, porém inicia seu jogo, um déspota.

Percebendo que o colega sofrera por querer uma jaqueta de couro preta, porque era a sensação do momento, propõe a troca da jaqueta pela namorada do amigo, pois venerava a jovem por seus adjetivos femininos, e queria fazer junção do útil ao agradável. Ao fazer a proposta teve uma surpresa a resistência do amigo e não aceitação, mas não desistindo de seu objetivo insistentemente convence o colega, que por um lado também queria algo tão precioso à jaqueta. Sua capacidade intelectual para propor-lhe um negócio na qual sabia que Pettey não resistiria, pois estava consumido pelo desejo de ter uma jaqueta de couro preta.

Depois de firmado o compromisso de troca, inicia sua conquista à jovem Polly, que a princípio não entende o que o moço quer na verdade, o jovem passa a perceber que a moça tem suas restrições intelectuais, mas ele não desiste de seu plano, quer transformar a jovem em um pensamento crítico e linear; assim passou a ensinar várias espécies de falácias, e no decorrer dos encontros descobriu que estava apaixonado pela moça, e se tratando de unir o útil ao agradável, pediu Polly em namoro, mas a cada frase que ele falava ela rebatia afirmando que ele estava usando falácias com ela, o jovem irritado perguntou se ia ou não namorar com ele, a resposta foi direta “não”, e ele indagou: por quê? Polly respondeu que está compromissada com Pettey porque ele tem uma jaqueta de couro preta.

PALAVRAS-CHAVE

Falácia - Dicto Simpliciter – Generalização apressada – Post Hoc – Premissas Contraditórias.

COMENTÁRIOS

Este aspecto extraordinário em referência a um personagem arguto, sempre com interesse singular e confiado intimamente em seus pensamentos egoístas e ambiciosos.

Em nossa sociedade os conflitos são diários em virtudes de interesses em que há momentos de renúncias de perder ou ganhar, isso não inclui ou exclui sermos hábeis ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com