TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respeito unilateral e moral da cooperação

Pesquisas Acadêmicas: Respeito unilateral e moral da cooperação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário:

2. O que é Moral?

2.2 Anomia, heteronomia e autonomia.

2.3 O Juízo e a realidade

3. Respeito unilateral e moral da cooperação

3.2 Princípios, valores e sentimentos.

3.3 Respeito por afetividade.

4. O Trabalho do professor em sala de aula

4.2 Trabalhando com temas transversais e pluralidade social.

4.3 Ética, cidadania e bullyng.

5. Projeto de intervenção

6. Referencias

INTRODUÇÃO

Quando pensamos no ser humano em sua essência, percebemos que não somos meros espectadores, mas um ser pensante capaz de tomar suas próprias decisões, de viver em sociedade e viver bem. Um ser que traz consigo sentimentos, pensamentos, e emoções. Estes que por sua vez nem sempre conseguimos demonstrar.

Desde pequenos todos somos convidados a tomar decisões frente aos dilemas morais que encontramos no dia a dia. Por exemplo: Como agir? O que é certo e errado? Como não prejudicar a si e ao outro? Que caminho nos satisfaz? Essas são perguntas que para serem respondidas precisam ser trabalhadas desde a infância, fase que se inicia a construção do juízo moral.

O juízo moral não é algo imposto, e sim construído por meio de relações e regras existentes na sociedade, visando agregar valores na formação do individuo para que seja estabelecida uma conduta ética e que o mesmo possa viver e contribuir de maneira significativa com o seu meio.

Quando pensamos na construção da moralidade infantil?

Se hoje um dos principais objetivos de um professor em uma concepção construtivista é formar adultos seguros de suas próprias atitudes, e capazes de tomar qualquer decisão pensando em si próprio e no outro, temos muito trabalho a frente, precisamos romper barreiras, quebrar paradigmas, mudar pensamentos e ter uma visão ampla na qual possamos construir um cidadão de bem!

Um dos principais problemas enfrentados pelo educador em sala de aula está justamente relacionado à construção do juízo moral do aluno, que ao se deparar com situações que exijam reflexão, acabam agindo de forma impulsiva e individualista, sem pensar no coletivo, rompendo elos de confiança, amizade e afetando seu desenvolvimento cognitivo.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de experiências vividas em sala de aula durante o nosso processo de estudo e aprendizagem, ao realizarmos nossos estágios notamos que muitas crianças crescem com dificuldade de se relacionarem com os colegas de classe, com o corpo docente ou ate mesmo com a própria família. Criança que apresentam atitudes que não correspondem as boas ações ou moralidade, como brigas entre os colegas,mentiras e mal comportamento.

Sabemos que é de extrema importância trabalhar com a construção da moralidade infantil, pois como pedagogos precisamos saber qual cidadão queremos desenvolver e como auxiliar de forma que esta criança cresça e se torne um cidadão de bem . Desta forma, a construção da moralidade infantil é um fator predominante para a qualidade dos relacionamentos desta criança, estimulando a importância de se construir e cultivar um relacionamento saudável visando o respeito e as diferenças.

O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em teorias de alguns autores como Jean Piaget, Telma Vinha e Constance Camilli, tendo como tema central, “Construção da moralidade infantil- Qual as contribuições do professor para esse desenvolvimento?”.

Os principais objetivos desta pesquisa são:

• Apontar as necessidades de se trabalhar com a construção da moralidade da criança de forma interdisciplinar;

• Apresentar a importância do papel do educador, no sentido de contribuir para a construção da moralidade infantil;

• Estimular o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, assim os tornando mais significativos;

• Desenvolver meios que facilitem o interesse do aluno para a integração com os demais colegas de sala.

• Propor um projeto em uma escola no qual visa contribuir com o desenvolvimento da moralidade infantil por meio de atividades junto ao corpo docente.

A proposta da pesquisa tem enfoque na construção do juízo moral da criança, respeitando suas diferenças, formando um individuo autônomo, criativo, crítico, cidadão, responsável, que saiba conviver com o outro, e principalmente humano.

Construção do juízo moral: Quais as contribuições do professor para esse desenvolvimento?

1. O que é Moral?

Vivemos em uma sociedade regida por regras e costumes. Cada grupo tem sua cultura e acredita que esta é a melhor para um bom convívio, sendo assim a moralidade se torna essencial para um bom relacionamento entre as pessoas que fazem parte daquele determinado grupo. Se não existir regras todos agem segundo a sua vontade e com isso acaba por se tornando um verdadeiro caos.

A moral esta diretamente ligada ao comportamento do homem diante normas e regras estipuladas pela sociedade da qual ele esta inserido. Ela esta diretamente vinculada as imposições, decisões e atitudes que tomamos frente a alguma situação que exige uma autonomia.

Segundo Jean Piaget:”toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o individuo adquire por essas regras”. (Piaget, 1994, p.11).”

Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com