TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Líder 360°

Por:   •  1/10/2022  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 5

Lider 360° - Resumo
Sabrina T. Oliveira de Moura
Instituto de Vencedores Sara Sul SBO




A maior parte das organizações é hierárquica e segue uma abordagem de liderança. Mas na verdade, 99% de todas as decisões de liderança partem do escalão médio de uma organização. Isto representa uma grande oportunidade de liderança para a maior parte das pessoas. As pessoas podem liderar de qualquer posição: de baixo para cima, de cima para baixo ou para os lados. Aqueles que têm a capacidade de liderar em todas as três dimensões são chamados de “líderes 360°”. Eles podem influenciar todas as pessoas ao seu redor.

Estes pessoas dominam três dimensões básicas de influência. Eles conseguem “liderar para cima”, influenciando os seus lideres; eles sabem “liderar para os lados”, impactando os que estão na mesma posição; e “lideram para baixo” orientando e motivando aqueles que estão sob sua liderança. No processo, eles precisam também superar falsas expectativas sobre a liderança. Um líder é seguido por cinco razões:

- Comandar a posição superior.

- Ter uma relação com equipe.

- Desejar fazer parte da equipe do líder, pois produz resultados.

- Querer crescer como indivíduo e aprender coisas novas.

- Respeitar o julgamento e a personalidade do líder.

As pessoas expandem a sua influência pessoal e se tornam líderes quando evoluem ao longo dessas cinco etapas, desenvolvendo personalidade de liderança. Os gestores de nível médio muitas vezes acham que vão adquirir as habilidades de liderança necessárias quando chegarem a uma posição de autoridade superior. Isso é uma mentira. Você pode assimilar as habilidades de liderança anos antes de dar os primeiros passos em um cargo de liderança. Outra mentira é a que as pessoas seguem cegamente os seus líderes. Você deve conquistar o respeito antes de querer liderar os outros.Se preocupar demais com o reconhecimento acaba gerando estresse. Não espere obter muito crédito por suas realizações sendo um líder. Para reduzir a tensão, seja realista quanto às suas expectativas. Saiba trabalhar em equipe e acredite na liderança praticada no seu convívio. Conheça bem as suas responsabilidades e assuma o controle sobre o que ocorre sob sua liderança. Nesse papel, você é o link de comunicação com outros. Quando surgirem problemas, saiba onde obter respostas rápidas.

Liderar Para Cima é desenvolver a capacidade de controlar as suas emoções, prioridades e energia voltada a projetos específicos. Os líderes bem-sucedidos sabem como gerir a si mesmos. Neste papel, utilize o seu tempo com eficiência. Equilibre o trabalho e o lazer. Divida o seu tempo para que você possa se concentrar no trabalho e na família. Aprenda a separar os dois reinos. Procure sempre melhorar como pessoa.

Esteja sempre disposto a oferecer ajuda, pois essa é uma forma de divulgar as suas competências. Para trabalhar bem em equipe e ter condições de ajudar a seus lideres, aprenda primeiro a fazer bem o seu trabalho. Então, procure resolver os problemas encontrados.

Aceite projetos que os outros rejeitam, tenha a iniciativa de trabalhar com outras pessoas e se esforce para desenvolver boas relações. Caso necessite que o líder tome alguma decisão, traga as informações necessárias.

Um bom líder 360 ° repassa todas as informações para o chefe, sejam elas boas ou ruins. Saiba quando ouvir e aceitar uma decisão, bem como quando “forçar a barra” para ser ouvido. Seja alguém que dá resultados nas situações estressantes. O líder 360° produz com qualidade. Ele sabe trabalhar, na presença do lider ou não.

Liderar para os Lados é se relacionar bem com os seus colegas. Este é um processo demorado, pois exige que você mostre um interesse genuíno pelas pessoas e as conheça bem. Respeite o trabalho delas e ofereça ajuda de qualidade ou conselhos que sirvam. Apoie o crescimento profissional dessas pessoas e afirme a todos o quão valioso é o trabalho delas. Elogie publicamente as pessoas que não sejam da sua equipe para torná-las mais fortes e consolidar os seus relacionamentos.
Saia da sua zona de conforto e aceite outras opiniões, respeite-as. De valor as ideias de seus colegas e procure contribuir para agregar mais valor a elas.
Você é humano. Seja você mesmo. Não esconda as suas falhas. Peça ajuda e esteja aberto para o que os outros possam lhe ensinar. Quando você aprende coisas novas, você passa a ajudar os outros, apresentando métodos novos ou compartilhando dados. A capacidade de ajudar as pessoas a se tornarem mais eficazes é uma habilidade importante para alcançar a liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (714.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com