TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Paraná- A finança digitalizada

Por:   •  19/9/2016  •  Abstract  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento tecnológico, quando relacionado ao mercado de capitais, segue 2 tendências: grande investimento no desenvolvimento de sistemas de produção e circulação das informações em tempo real; e elaboração de meios capazes de viabilizar a realização de negociações simultâneas em diferentes mercados na maior velocidade possível. Estas duas tendências tendem a se juntar, formando uma completa integração entre produção e circulação de informações. O mercado financeiro é desenvolvido a partir de um conjunto de operações: antecipar, compilar, e organizar informações antes dos concorrentes para obter ganhos econômicos. Deste modo, o avanço tecnológico se tornou uma das principais fronteiras de competição entre os investidores, onde negociações automatizadas são instrumentos de ganho dos investidores, onde poucos segundos ganhos ao utilizar estes instrumentos, traz lucros aos investidores.

Assim, as tecnologias são rapidamente superadas uma pelas outras, impondo novos desafios e dificuldades para todas as categorias de investidores. Além do avanço da tecnologia, tivemos o avanço de modelos matemáticos, tornando-se cada vez mais sofisticados para poder processar os dados e informações sobre a economia. Em contrapartida, esta nova realidade pode trazer instabilidade e problemas que antes não era observados. Um destes problemas é a substituição do mercado humano nos processos de negociação, onde sofisticados programas de inteligência artificial extraem ganhos utilizando o conhecimento da estrutura da negociação nos mercados.

O modelo de negócios das bolsas de valores estão subordinados à capacidade de receber, agregar e vender. O modelo humano, sendo o mais tradicional, ainda coexiste com este novo modelo tecnológico, onde os profissionais buscam atrair compradores e vendedores para a negociação. Tais profissionais retiram seus ganhos das comissões que cobram para realizar tal trabalho. Porém, este modelo está sendo cada vez mais abandonado, devido as a alta velocidade de negociação deste novo modelo tecnológico, onde são feitos melhores negociações , em um menor período de tempo.

O avanço desses processos tem gerados grande mudanças na realidade dos mercados, porém estes processos podem ser enganosos e fraudulentos, onde alguns investidores utilizam os HFTs para explorar os lapsos de tempo antecipando-se dos demais investidores e burlando o sistema para ganhar vantagens sobre os demais, produzindo, assim, várias instabilidades e riscos para o mercado . Tal complexidade motiva os investidores a controlar cada vez mais sua gestão de informações estratégicas, dificultando o acesso não só para os governos, mas para a sociedade, incluindo pequenos investidores. Deste modo, os riscos são cada vez mais ampliados, pois a concentração destas informações encontram-se na mão de poucos.

Conclui-se que esta busca por ganhos financeiros, ainda não alcançados, demanda meios técnicos que se sobressaiam aos atuais meios de obtenção destes valores, além da adoção de novos meios tecnológicos nos mercados, que se reconfigurem a partir das condições socioeconômicas presentes nos embates políticos e sociais. Por fim, estas novas possibilidades de ganhar cada vez mais com a implementação dessas práticas tecnológicas, incentivam, através da concorrência entre tais investidores, o desenvolvimento e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com