TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Ética

Por:   •  14/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Curso: Direito     Turno: Matutino

Disciplina: Metodologia da pesquisa (2° semestre)

Professora: Bernardete Ryba

Alunas: Lara Ortiz de Lima, Ruama Riciery Garcia Torres, Schirley Vinci Padilha e Stefani Aparecida de Queiroz

Resumo do texto “A importância da ética” de Mario Alencastro

A ética sendo uma característica intrínseca de toda ação humana, desempenha um papel fundamental na vida pessoal e profissional dos indivíduos, através de normas internalizadas socialmente com o auxílio do senso ético e da consciência moral. A partir desses aspectos, os sujeitos são levados a julgar e avaliar suas próprias ações como certas ou erradas com base em seus valores morais, sendo ferramentas pelas quais os valores de um grupo social se manifestam e se desenvolvem a partir de costumes e convenções histórico-sociais. A ética está ligada à escolha de viver entremeio a relações justas e aceitáveis, que se fundamentam no amplo conceito de virtude, o qual se apresenta como uma lei de proveito geral que conduz o ser humano a uma existência social plena e feliz. Assim, as ações de cada indivíduo adquirem a capacidade de impactar o todo e, neste contexto, surge a ênfase nos interesses pessoais manifestados pelo individualismo. O estudo da ética ressalta a indiscutível individualidade do ser, especialmente no que se refere ao campo de trabalho e à priorização de interesses pessoais. Contudo, a abordagem ética é essencial tanto nesses meios quanto em outros dentro de uma dinâmica social. Ou seja, os dilemas pessoais devem estar em consonância com a convivência ética e social. Por essa razão, no ambiente profissional, por exemplo, o departamento de recursos humanos e o estudo dos aspectos éticos trazem benefícios coletivos e elucidam as decisões e os comportamentos morais das pessoas, equilibrando os interesses individuais e as condutas sociais. Em síntese, a ética se manifesta em regras de conduta que coordenam e harmonizam as relações com o fim de eliminar conflitos.

Resenha do texto “A importância da ética” de Mario Alencastro

Na sociedade, conhecemos as regras, nem sempre expressas em leis, mas sabemos que em cada situação existe uma maneira correta de agir, que também pode ser completamente incorreta em outro grupo, indo contra seus respectivos princípios morais. Nesse ambiente, já podemos dizer que a ética que temos pode ser discordada do que é considerado correto. Até mesmo dentro de nosso próprio grupo, podem haver diferentes pensamentos em relação à moral.

Diferentemente de Alencastro, Kant argumenta que um Código de Ética profissional, independente de qual seja, seria o fim da ética. Isso ocorre porque, para esse filósofo, ser ético não significa obedecer a um código "estabelecido", mas sim refletir diante de uma determinada situação e a partir disso tomar uma decisão livre. Nesse sentido, o autor defende a "disciplina" ao cumprir normas impostas pelos outros, estando no máximo "em acordo com o dever". No entanto, agir "por dever" real, ou seja, de forma ética, deveria ser resultado de reflexão pessoal e a atitude tomada independente de incentivos de recompensas ou possíveis punições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com