TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo das Questões de Filosofia da Religião

Por:   •  25/2/2019  •  Artigo  •  6.891 Palavras (28 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 28

RESUMO DAS QUESTÕES.

  1. As três formas de dinamismo na modernidade.

1.Giddens apresenta as seguintes:

  • Separação entre tempo e espaço
  • Desenvolvimento de mecanismos de desencaixe
  • Apropriação reflexiva do conhecimento.

- No que se refere ao primeiro ponto: Giddens defende que a separação entre tempo-espaço fomenta relações entre indivíduos, grupos ou instituições ausentes, em que os locais são completamente penetrados e moldados em termos de influências sócias bem distantes deles. Este é a condição principal para o desencaixe das instituições sociais.

- No que se refere ao segundo ponto: Giddens fala de dois tipos de desencaixe envolvidos no desenvolvimento das instituições sociais, que compreende sistemas abstractos: fichas simbólicas e sistemas especializados. As fichas simbólicas são meias de troca que tem um valor padrão de forma intercambiável cujo principal exemplo é o dinheiro. E os sistemas peritos são aqueles que dispõem de modos de conhecimento técnico que tem validade independente dos participantes e dos clientes que fazem uso deles penetrando em todos os aspectos da vida social nas condições da modernidade.

- No que se refere ao terceiro ponto: Giddens fala que com a emergência da modernidade, ela foi introduzida na própria base de reprodução do sistema, de forma que o pensamento e acção estão constantemente refractados entre si e a rotina da vida quotidiana não tem nenhuma conexão intrínseca com o passado.

2. A questão da direita e esquerda em Giddens.

Esquerda

Direita

Moral tradicional

Defende a intervenção económica do Estado

O crime é o produto da desigualdade social e a forma de evita-lo é uma igualdade social

Liberdade do mercado

O crime é resultado da desagregação familiar resultante da entrada das mulheres no mercado do trabalho

Liberdade total para a vida sexual e familiar

 Defende o socialismo e comunismo

Liberalismo e Neoliberalismo

Defende igualdade e a desigualdade é inadmissível, pois tem sua origem na propriedade privada

O estado tem missão de tornar iguais as condições da vida

Acusa a experiencia do capitalismo de uma produção abundante era acompanha de miséria, desemprego e concentração do capital

  1. Sobre a política da terceira Via:

Para Giddens a política da terceira via significa um modelo que queria incluir em seu arcabouço teórico e pratico o Estado e o mercado, isto é, a política da terceira via seria o “intermédio” entre o Neoliberalismo [Direita] e o socialismo [Esquerda]. Giddens perfilha uma via que exclua a regulamentação económica com anarquia moral (como defende a esquerda) e também anarquia moral com fortes desordens morais (como defende a Direito).

  1. Sobre a Modernidade e globalização em Giddens (Conceitos)
  • Modernidade: é um estilo de vida ou organização social que emergiu na Europa a partir do século XVIII e tendo se tornando mundial em sua influência.
  • Globalização: é a intensificação das Relações mundiais em escala mundial, que ligam localidades distante de tal maneira que os acontecimentos locais são modelados por eventos que estão ocorrendo a milhas de distância e vice-versa.

  1. A modernidade reflexiva:

Giddens defende que o exponencial aumento de conhecimento propiciados pelos sistemas perícias como a produção na área das ciências sociais, crescente contacto dos indivíduos com especialistas de diferentes áreas (medicina, psicologia e ambiente) e a divulgação intensiva de informações pelos Media, permite aos indivíduos aceder uma diversidade de experiências socializadoras que extravasam o seu mundo quotidiano mais restrito e enriquecem os seus recursos cognitivos. Neste quadro de ideias entende Giddens que na modernidade reflexiva, os quadros de percepção, a avaliação e orientação para a acção accionadas pelos actores sociais estão cada vez mais influenciados por um conjunto de saberes especializados.

  1. Apresente os limites da globalização:

Um dos limites da globalização tem a ver com (i) impactos provocados pelas multinacionais, que provocam muitos males nas sociedades, (ii) transferência de empresas e empregos: países que oferecem boas condições (mão-de-obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima barrata) atraem empresas que saem de países onde o custo de produção é alto, causando – desemprego; (iii) provoca distorções cambiais, principalmente alta valorização de moedas locais de países em desenvolvimento e (iv) Facilidade de especulações financeiras, causando problemas drásticos para as finanças, principalmente dos países em desenvolvimento.

  1. Gráfico dos altos riscos da modernidade em Giddens

Crescimento do poder totalitário

Colapso dos mecanismos de crescimento económico

Conflito nuclear ou guerra de grande escala

Deterioração ou desastres ecológicos:

***Legenda:

Crescimento do poder totalitário: Mina a democracia. As possibilidades para a criação de poder totalitário seria o lado sombrio das tendências para um crescente envolvimento democrático.

Conflito nuclear ou guerra de grande escala: É produto de falta de entendimento, falta de descentralização do poder. é o único risco de alta consequência que a humanidade enfrenta num futuro de médio prazo no que tange à guerra industrializada.

Deterioração ou desastres ecológicos: embora apresente um risco menos imediato tem consequências igualmente perturbadoras. Tem a ver com mudanças profundas ecológicas.

Colapso dos mecanismos de crescimento económico: emergência de uma pobreza generalizada.

2. Realismo utópico:

Política da vida

(política de auto realização)

Politização do local

Politização do globo

Política emancipatória

(política de desigualdade)

*legenda:

1- Política da vida: busca incrementar as possibilidades de uma vida realizada e satisfatória para todos, onde a ética pessoal é característica básica dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (432.3 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com