TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de filosofia. Qual a diferença entre mito e a filosofia

Por:   •  3/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DE FILOSOFIA

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MITO E A FILOSOFIA?

MITO FILOSOFIA

A lógica do mito repousa em ambivalência Ruptura com a lógica da ambivalência

Crenças e lendas que, de modo simbólico fornecem explicações para a realidade Pensamento positivo que inclui o sobrenatural (não há inferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos)

Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas) Racionalidade (explicações baseadas na razão)

Natureza e sociedade estão confundidas Os elementos da natureza estão separados da sociedade

Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis) Pluralidade de explicações possíveis (admite várias explicações e todas podem ser questionadas)

R: Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de

explicar a realidade.

A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

Filosofia é uma ciência que explica o que é a realidade e o que somos nela.

O mito é uma crença em algo superior.

Mito= Conjunto fechado de conhecimentos, capaz de explicar a realidade do meio. Tenta explicar a realidade pela própria realidade. Trabalha com o conceito, através dos sentidos.

Filosofia= Conhecimento objetivo, caracterizado pela razão, preocupa-se com a essência das coisas.

A essência, algo imutável, é o princípio para os pré socráticos:

RESUMO DE FILOSOFIA

QUAL A ORIGEM DA FILOSOFIA?

R: A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO

O pensamento pré-socrático distinguiu-se de seus predecessores por uma série de características, sendo a primeira delas a formulação do que poderíamos denominar de maneira científica ou racional de investigar o mundo e elaborar explicações. O mundo é visto agora como algo ordenado e inteligível, cuja história obedece a um desenvolvimento explicável e suas partes são organizadas num sistema compreensível.

As explicações elaboradas pelos Pré-Socráticos, segundo ele, são marcadas por três características distintivas:

1) São internas, ou seja, explicam o universo a partir de dentro, a partir das próprias características e eventos do universo, sem recorrer a intervenções arbitrárias originadas de fora do universo.Um tipo de evento do universo explica outro tipo de evento, e não é preciso apelar para características ou acontecimentos externos para explicar tudo o que ocorre no mundo. É o que leva os Pré-Socráticos a distanciarem-se do pensamento mítico.

2) São sistemáticas, pois essas explicações procuram dar conta da totalidade dos eventos naturais empregando os mesmos termos eos mesmos métodos. Há agora princípios gerais e comuns que permitem explicar os mais diversos fenômenos físicos.

3) São econômicas, já que empregam poucos termos, exigem poucas operações e assumem poucas “incógnitas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com