TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia: O Mito das Cavernas

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O texto o Mito das Cavernas relata o conhecimento, conta uma metáfora onde desde o nascimento homens são presos no fundo de uma caverna.Platão mostra a posição da humanidade em relação ao conhecimento e sua realidade.Apesar dessa passagem ter sido escrita por Platão a milhares de anos não faz nos  muito diferente.Por que muitos seres humanos se dizem satisfeitos com a sociedade que vivemos e não se permite buscar novos caminhos.

A concepção de cada pessoa tem relação com a aparência, realidade e conhecimento e cada um desses itens interfere na formação do caráter, comportamento, até nos relacionamentos interpessoais.

Somos cercados de conhecimento mais nos prendemos da verdade , do novo e nós temos a oportunidade de nos libertar;mais é como se estivéssemos presos dentro de uma caixa.Podemos ver com clareza alienação causada pela mídia, somos levados a acreditar que viver bem dependente de ter e saber o que nos é apresentado.

Temos que nos libertar das influências culturais e sociais, abrir a mente sempre buscando o novo. Essa metáfora traz uma mensagem de auto ajuda , mostrando que na vida não podemos nos dar como satisfeitos quando alçamos um objetivo, temos que nos renovar sempre buscando conhecimento.

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI/FAMEC

Lorayne Brito

 

Trabalho apresentado ao curso de Administração,Faculdade Metropolitana de Camaçari, para a disciplina de Filosofia.Prof:Antônio Jorge

CAMAÇARI

2014

Introdução

Este resumo critico tem como objetivo mostrar a superação da ignorância e de sua importância para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Considerações Finais

O Mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e a educação como superação da ignorância.

Referência

Extraído de “A republica”de Platão.6 ed ED.Atena 1956,p.287-291.

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI/FAMEC

Lorayne Brito

 

ANALISE CRITICA DO TEXTO “MITO DAS CARVERNAS”

CAMAÇARI

2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com