TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: Justiça, O que é fazer a coisa certa?

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Livro: Justiça, O que é fazer a coisa certa?



Capitulo I – Fazendo a coisa certa

O primeiro capitulo desta obra tem caráter introdutório. O autor, Michael J. Sandel, aborda através do exemplo do furacão Charley, que devastou a Flórida em 2004 , o que é fazer a coisa certa. O exemplo supracitado, ilustra uma situação caótica, onde casas foram destruídas, e recursos essenciais encontraram escassos. Em meio ao desastre natural, comerciantes aproveitaram da fragilidade e necessidade da população, para aumentar o preço de insumos e serviços de urgência, com justificativa no livre mercado, e a “lei da oferta e da procura”.  O autor aponta que para desenvolver o pensamento crítico de como a lei deve intervir e como a sociedade deve se organizar, devemos refletir sobre o bem-estar e a liberdade, e explorar o significado de Justiça.
Ainda no primeiro capitulo, Sandel aborda a questão Aristotélica de quem merece o que, através do exemplo do Coração de Purpura ( condecoração dada aos veteranos de guerra com traumas fisícos, e o socorro a bancos e instituições financeiras (Bailout) em 2008. A questão de merecimento para Sandel , é de suma importância nas discussões sobre justiça, pois dela versa a distribuição dos frutos na bonancia e do fardos nos tempos difíceis, e a definição de direitos básicos do cidadãos

Capitulo II - O principio da máxima felicidade/ O utilitarismo 

O segundo capitulo aborda o pensamento utilitarista de Jeramy Betham. O utilitarismo consiste que “o mais elevado objetivo da moral é maximixar a felicidade assegurando a hegemonia do prazer sobre a dor” .De tal forma, que o legislador ao formular as leis deve ter como objetivo  maximização da felicidade da comunidade em geral. No utilitarismo, a moral de uma ação depende das consequências que elas acarretam, ou seja , os fins justificam os meios. Fazer a coisa certa, é fazer aquela que trará mais benefícios de uma maneira geral. Portanto, ao tomar as decisões ou ao praticar um ato devemos somar os benefícios e subtrair os custos, e só assim , se produzir mais felicidade , será a coisa certa a fazer.

Sandel, por sua vez, critica o utilitarismo, pois este tira a liberdade do individuo, e os denega seus direitos naturais e os fundamentais. Afim de ilustrar a critica ao utilitarismo, o autor usa como exemplo um conto de Ursula K. Le Guin , A Cidade da Felicidade , que fala de uma cidade onde os cidadãos vivem em plena felicidade, porém para que a felicidade se sustente, uma criança deve ficar malnutrida e em sofrimento. No pensamemento utilitarista, o sofrimento de um individuo é moralmente aceitável em prol do bem-estar da comunidade.

A segunda objeção de Sandel ao utilitarismo advem de tratar valores diferentes como moeda comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com