TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Filosofia

Casos: Roteiro De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quais os principais períodos da filosofia grega?

Entende-se por filosofia grega os períodos que existiram antes e depois de Sócrates, sendo eles: Período pré-socrático, Períodosocrático, Período sistemático e Período helenístico.

2- Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique-o.

O principal traço da cosmologia pré-socrática é oseu materialismo primitivo. A filosofia pré-socrática, não obstante a simplicidade do seu tema especulativo e o primitivismo materialista de muitas das suas concepções, adquiriu pela primeira vez paraa especulação a possibilidade de conceber a natureza como um mundo e pôs como fundamento desta possibilidade a substância, concebida como princípio do ser e do devir.

Escolho Anaximandro. Ele foi oprimeiro a designar a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidadeinfinita da matéria, de que todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido- por uma lei necessária.

3- O que é kinesis oudevir? Por que essa ideia é central no pensamento pré-socrático?

O devir é o admitir do mundo como uma mudança constante em todos os seus aspectos. Os filósofos pré-socráticos jônios aceitaram o devir eprocurou encontrar na natureza a sua substância reguladora, os filósofos pré-socráticos helíacos negaram e devir e afirmaram a unicidade do Ser sob várias maneiras.

4- O que ensinavam ossofistas?

5- O que propunha Sócrates contra os sofistas?

6- Explique o que Sócrates pretendia buscar a essência e o conceito das coisas.

7- Por que Atenas condenou Sócrates a morte?

8- Porque as principais características da filosofia socrática indicam que a maior preocupação filosófica nesse período é com o homem?

9- De acordo com o texto, o que quer dizer metafísica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com