TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVICO SOCIAL

Ensaios: SERVICO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

lA visão da Sociedade

“Homens Invisíveis” um livro muito interessante, pois o autor fez parte da história literalmente se transformando em gari, limpando a Cidade Universitária de São Paulo onde o próprio estudava.

Fernando Braga da Costa trabalhou nove anos como gari para escrever sua dissertação de mestrado, dissertação essa que teve altíssima qualidade de relevância social, pois relata a questão da desigualdade social e a exclusão dos indivíduos. O autor sentiu na pele a humilhação de se tornar invisível no campo onde o próprio estudava, a invisibilidade veio pelos seus colegas, amigos de turma, veteranos companheiros do time de futebol, até mesmo pelos seus professores, por estar com um uniforme de gari.Ele teve a sensação de ser uma coisa , um objeto ou até mesmo um item do paisagismo como uma árvore ou um poste e teve a conclusão que não só o gari mais qualquer indivíduo pobre com profissão que não exige qualificação escolar ou técnica é tratado desta mesma forma como uma coisa e não como um ser humano.

“Sentir-se invisível atordoa.

O que brota da percepção de não aparecer para os outros é a sensação de existirmos como coisa, um esvaziamento. Passamos a contar como se fôssemos um item paisagístico. Um poste, uma árvore, uma placa de sinalização de trânsito, um orelhão, uma pessoa em uniforme de gari na atmosfera social: todos parecem valer a mesma coisa”.

Fernando Braga da Costa varreu calçadas e ruas, limpou lixeiras, conversou com os verdadeiros garis e sofreu na pele a humilhação social, que alguns trabalhadores estão expostos diariamente, renegados a condição de invisíveis perante seus superiores, desenvolvendo assim a tese sobre “Invisibilidade Pública”, a sociedade não enxergam as pessoas pelo que são e sim pela função que exerce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com