TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVICO SOCIAL

Seminário: SERVICO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Emancipação significa o ato de tornar livre ou independente.

Mulheres lutam por direitos e pela libertação dos preconceitos e opressão ainda existentes nas sociedades.

Ao longo dos anos, observam-se modificações seja na família, no mercado de trabalho, na educação dos filhos ou na relação conjugal, ganhando assim uma nova configuração. A figura feminina adquiriu mais independência, autonomia e poder. Às mulheres com novos projetos de desenvolvimento, acelerado e sustentável com mais direitos sociais e distribuição de renda, aprofundando a democracia e fortalecendo a soberania nacional. Para a concretização deste objetivo é imprescindível a atuação numa perspectiva de unir amplas forças políticas e sociais e, ao mesmo tempo, aprofundar a atuação e ligação com os movimentos sociais A luta ainda existe mais muito foi feito , mais existe muito a ser feito atualmente nos dias atuais. Embora as mulheres tenham conseguido importantes conquistas com relação ao voto, trabalho, divórcio, proteção no caso de violência doméstica, antigas demandas em aberto, como é o caso do aborto, liberdade sexual existe muita desigualdade. Em países com tradições culturais patriarcais, os direitos mulheres ainda são um tabu.

O preconceitos e opressão ainda existentes nas sociedades, mulheres estão morrendo mesmo com lutas e a expressiva forca as mulheres do dias ainda existe, opressão vergonha. Estima-se que no Brasil ocorram entre 600 mil a mais de 1 milhão de casos de abortos inseguros todos os anos. Milhares de mulheres ficam mutiladas física e emocionalmente em decorrência da realização de abortos inseguros, sendo que a cada dois dias uma perde a vida.

Entre todos as lutas, o Brasil precisa urgentemente buscar outros meios, que não a mera criminalização das mulheres, para enfrentar a questão do aborto. Se nossos políticos hegemônicos não têm a coragem para propor alternativas, o Supremo Tribunal Federal será inevitavelmente convocado a encontrar uma solução que melhor proteja fetos e mulheres, como fizeram as cortes americana ou alemã. A revolução sexual  também conhecida globalmente como uma época de "liberação sexual" é uma perspectiva social que desafia os códigos tradicionais, Mulheres comuns estão tirando as roupas e exibindo sua nudez. Mas é justamente por falhar repetidas vezes em conformar as normas e restrições da cultura que a regulam que a sexualidade humana se manteve durante grande parte da história como um tema pouco veiculado. As mulheres continuam sendo o maior alvo da repressão sexual . No entanto a entrada da mulher no mercado de trabalho, as lutas de movimentos sociais e o avanço nos anos 1960 por exemplo deram maior autonomia a mulher quanto a sua sexualidade. Com toda a liberdade que as mulheres tem pra se exibir como queira, existe crime cometido como preconceito por parte de pessoas que acha porque a mulher, esta vestida com pouca roupa não presta onde a roupa define o seu caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com