TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOECONOMIA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Olá Tainá!

A hegemonia dos Estados Unidos deve-se aos fatores econômicos, políticos, geográficos, sociais, tecnológicos, militares, culturais.

Sob o aspecto cultural o American way of life, hoje é o modo de se viver em muitos países, desde os hábitos alimentícios ao exacerbado consumismo que instalou-se até mesmo na periferia do sistema capitalista. 35 Entrando, na questão geográfica e em outras também os Estados Unidos aparecem como campeões no número de empresas multinacionais (EMNs) que estão entre as 500 maiores do mundo - 227 são americanas. Os EUA detêm 8 das 10 maiores empresas de comércio e de tecnologia da informação, 11 das 14 de comunicação de massa e entretenimento, 9 das 11 do setor militar e 6 das 10 dos bancos do mundo. O dólar como moeda internacional de negociação, também fortalece esta economia.

Outro fator determinante, senão o grande responsável atual por esta questão ainda ser colocada, é o militar. Setor no qual é inquestionável a supremacia norte americana. Os gastos militares do mundo inteiro equivalem-se aos gastos dos EUA em isolado.

Quanto aos Objetivos do Milênio consistem em um conjunto de metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.

Estes são:

Redução da Pobreza, atingir o ensino básico universal, igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV, AIDS, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

No Brasil, o PNUD é o órgão da ONU que desenvolve projetos que visam contribuir para o progresso e o cumprimento dos ODM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com