TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restauração de aspectos culturais

Resenha: Restauração de aspectos culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Curiosidade, pesquisa, conhecimento, estes são alguns elementos que descrevem como é um profissional de História. História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, além de contemplar elementos culturais e da civilização humana.

O resgate dos aspectos culturais de um determinado povo é o principio do entendimento do processo de evolução humana. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).

Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc. Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:

I- Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.

II- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)

III- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).

IV- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).

V- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

Foi o grego Heródoto, que viveu no século V a.C, considerado o “pai da História” e primeiro historiador, pois foi o pioneiro na investigação do passado para obter o conhecido histórico.

A historiografia é o estudo do registro da História.- O historiador é o profissional, com bacharelado em curso de História, que atua no estudo desta ciência, analisando e produzindo conhecimentos históricos.

Estudar História possibilita aos seres humanos entender a jornada do homem. Seus passos, os conflitos e crises que ocorreram em busca do poder. O poder, que visa dominar e ser dominado. O governo e os conflitos pela democracia. A história estuda o caminho do homem, O que fez?Porquê?Quando?Fatos que mudaram da humanidade, tudo o que se faz é história.

O profissional de história que segue a carreira de professor (discente) tem a tarefa de ensinar somente o real, usando fontes seguras. Pois um bom professor é aquele que protege seus alunos da própria influência. Dando a eles informações que irão gerar história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com