TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum X Saber Cientifico

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

ANÁLISE ENTRE CIÊNCIA E SENSO COMUM:

ENTREVISTA COM DONA MARIA

BAHIA

2014

Discentes:

ANÁLISE ENTRE CIÊNCIA E SENSO COMUM:

ENTREVISTA COM DONA MARIA

                   

Trabalho apresentado, ao Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia da Bahia (IFBA), como requisito parcial à obtenção de nota da Disciplina de Filosofia do Curso Técnico Integrado em Informática. Orientado pelo Professor.

BAHIA

2014

O patrimônio cultural é constituído por certos saberes, lugares, monumentos, objetos, modos de fazer, etc. Frente a este campo do conhecimento, temos a clareza de que a ciência tem influência direta na delimitação do patrimônio cultural material.  No caso do patrimônio de natureza imaterial, sua delimitação é baseada de acordo com os saberes do senso comum.

 A relação entre o conhecimento científico e o senso comum na determinação do patrimônio cultural material, catalogado de acordo com os conhecimentos da arquitetura, história, arqueologia, antropologia, sociologia; e também do patrimônio imaterial, definido de acordo com as crenças e os saberes locais, representados pelos modos de fazer da culinária, das festividades, dos locais, instrumentos, rituais e das crendices populares. Com base na entrevista com Dona Maria.

Dona Maria, uma senhora sábia, que além de contar histórias que ela ou familiares já presenciou também é uma benzedeira e respeitada por todos da sua região. E relata que faz tudo como o santo pede, citou até trocas de terreiros por pedidos dos santos, visto que segundo ela o local fica carregado de energias, ela nos relatou que já tirou trabalhos feitos, conhecido popularmente como macumba, e que médicos fizestes todo tipo de exames na pessoa e não encontrava nada e que já tinha dado prazo de vida a pessoa. Hoje essa pessoa vive mais forte do que nunca sem nenhum problema.

Já começamos a perceber o primeiro conflito com o conhecimento científico, pois o conhecimento cientifico não reconhece o trabalho de uma benzedeira como que irá salvar vidas e etc. Mas acaba cedendo quando pega plantas medicinais que antes negavam, e que não servia para remédio. E qual seria a resposta que a ciência daria a Dona Maria? Senso Comum.

        Em sua entrevista Dona Maria nos narra uma história popular, que possivelmente foi transmitida a ela por outros. Alguns elementos presentes na narrativa demonstram que a entrevistada acredita em crenças, magias e mitos, como a presença do Cão (Diabo). A ciência desconsidera magias, mas o senso comum tem certa afinidade com ela. Aparentemente essa senhora foi induzida por muitos outros contos apresentados a ela. Ou seja, a mesma apresenta uma característica importante e que deve ser ressaltado, o pensamento indutivo ou deduzido. Como uma informação gerada, que através da dialética circula ganhado força e grandes dimensões. Ela observou diversas situações, ou melhor, diversas informações que se repetiam, dando certeza da veracidade daquele conto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com