TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Social

Exames: Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

A DESIGUALDADE SOCIAL E A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Objetivo central deste artigo é analisar a desigualdade social e conseqüentemente a invisibilidade social existente em nossa sociedade. Este tema sob a perspectiva do sociólogo Jessé Souza e do psicólogo Fernando Braga da Costa, os dois discorrem e discute sobre a desigualdade social e seu impacto na sociedade argumentado sobre práticas de um compromisso social que praticamente não existe em nossa sociedade.

A desigualdade social brasileira não deve ser abordada apenas com teor emocional que deixa de lado as causas principais dessa desigualdade e conseqüentemente as medidas de maior e melhor eficiência contra essa realidade.

Com um mundo globalizado, essa diferenciação entre classes vem como um muro que separa em dois mundos os ricos e os pobres. A desigualdade e a invisibilidade social têm como principais características o preconceito e a indiferença, essa discriminação esta cada vez mais inserida na sociedade brasileira tendo como um dos principais causadores dessa invisibilidade a questão econômica, as relações de trabalho, educação familiar. O sistema capitalista sobrevive sob a lei do mais valia, na qual para que um ganhe é necessário que o outro perca desse modo a população de baixa renda é quem mais sofre.

A crueldade então se faz notar a partir do fato de que os serviçais, os subalternos jamais conseguem sair de tal posição da pirâmide social porque esta não interessa aos avantajados que por sua vez, ambicionaram a manutenção da posição. É conveniente “assalariar” os serventes com comida e morada e que isto se transforme em acomodação destes para “sorte” de que domina.

A invisibilidade é real e ela não significa de ver tudo que aí está, mas a capacidade de não emagrecer os salários exorbitantes de gente que não faz quase NADA do que deveria e faz DEMAIS o que é prejudicial à sociedade como um todo e principalmente aos menos assistidos

A invisibilidade social provoca sentimentos de desprezo em indivíduos que com ela convive. Ser invisível pode levar a pessoa ao processo depressivo. "Aparecer” é ser importante para a espécie humana ser valorizada de alguma forma é parte integrante de nossa passagem pela vida, temos que ser alguém.

Os próprios termos Serviços Gerais e prestador de serviço, remetem ao período inicial da história da humanidade. A ascensão social se definiu a partir de um homem subjugando o outro, utilizando-se quase sempre injustamente da força de trabalho alheios para conquistar riquezas e se estabelecer.

A desvalorização da habilidade e força de incluir semelhantemente a depreciação da pessoa dos trabalhos que quanto mais sua atividade transparecer ou comprova-se de maior peso subalterno ou menor status social, proporcionalmente, será menor a visibilidade da profissão e da pessoa que a exerce. Passando despercebida a profissão e seu representante fica oculto, também grande verdade que se levada em conta resultaria um olhar, atenção, remuneração e tratamento mais dignos aqueles que embora com menor investimento em estudos e dependendo muito mais da força física e também da exposição ao pensamento negativo de muitos, exercem sua função em prol da dignidade de seus semelhantes.

O exemplo dessas profissões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com