TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Será Que Os Animais Não Humanos São Dignos de Consideração Moral?

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Será que os animais não humanos são dignos de consideração moral?

  1. Formulação do problema

   A filosofia preocupa-se em refletir sobre assuntos importantes para o ser humano e sobre os quais não existam respostas fáceis. Dentro dos mais variados temos sobre os quais a filosofia se centra, cada vez mais o tema do estatuto do animais e a legitimidade da exprimentaçaão animal começa a ser preocupação dos filósofos, no sentido de sabermos como devem ser tratados os animais não humanos por nós humanos.

   Ao longo dos anos os animais são fonte de alimentação humana, são utilizados para vestuário, são usados pra momentos de lazer e recriação e são utilizados nas mais variadas experiências científicas. O uso destes animais envolve frequentemente não apenas a sua morte mas também o sofrimento prolongado e intenso.

   Isto provoca a seguinte reflexão: Estará moralmente correto utilizar os animais desta forma? Será legítimo realizar experiências animais para o proveito humano?

  1. OBJETIVO DO ENSAIO

   Este ensaio foi realizado pela disciplina de Filosofia e tem como objetivo proporcionar aos alunos uma aprendizagem na contrução do ensaio filosófico, assim como a reflexação argumentativa e aprofundada sobre o tema selecionado de entre vários temas que podem ser interessantes e desafiadores para os alunos.

   Dentro deste desafio optou-se pelo tema: “A legitimidade da experimentação animal”, com o objeitvo de reflexão de forma mais aprofundada sobre o estatuto dos animais na atualidade, sobre a atitude moral dos seres humanos perante os animais, e para além disso despertar para uma tomada de consciência sobre um assunto cada vez mais atual na vida em sociedade no mundo global.

   A forma concreta, deste ensaio procura identificar várias teses concorrentes a defender e criticar argumentos a favor e contra as teses apresentadas.

  1. A IMPORTÂNCIA DO PROBLEMA

   O problema específico aqui apresentado está incluído num tema mais geral que deve ser refletido, ou seja, a exploração de animais não humanos para o nosso beneficio tem vindo a aumentar ano após ano o que leva a filosofia a questionar se os animais não humanos devem ter estauto moral e uma ética a ser aplicada, ou seja, devemo-nos preocupar com a forma que os outros seres vivos vivem ao nosso redor ou devemos continuar a ter uma perspeticva de superioridade perante seres vivos sem oralidade e sem capacidade de comunicação?

   Dentro desta enorme reflexão vamos retirar e debater mais aprofundadamente sobre a legitimidade, a ética e a moral, da realização de testes e experiencias em animais.

   Desde sempre que o ser humanos tem imensa curiosidade em descobrir o mundo em que o rodeia e portanto realizar experiências em animais vivos é algo que já se faz à muitos anos no entanto estas experiências têm vindo a aumentar e são cada vez mais diversificadas.

   Por exemplo, testam-se em animais produtos cosméticos, produtos de higiene, produtos alimentares, medicamentos e até desinfetantes. Pra além disso fazem-se outros testes com visa a curar outras doenças , concederem vacinas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (189.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com