TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Dos Poetas Mortos

Monografias: Sociedade Dos Poetas Mortos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

O filme se passa em uma escola com princípios, com tradições fortes onde a principal preocupação é educar indivíduos para ingressarem em uma Universidade, prepará-los como máquinas para o ensino superior e suas futuras profissões, que muitas vezes eram escolhidas pelos pais dos estudantes, que os impunha seus desejos acerca dos interesses e das vontades dos filhos.

Logo no início do filme nos é mostrado uma cerimônia de apresentação com as características do colégio, que naquele momento estava completando 100 anos de existência. Vemos então os estudantes caracterizados de forma tradicional para a ocasião. Com a palavra o diretor, este nos apresenta o lema do referido colégio “ Tradição, honra, disciplina e excelência ”. Que são referencias fortes, tradição e disciplina, ou seja, é um colégio que vislumbra formar seres máquinas sem nenhum senso crítico. O novo professor Sr. Keating, de Literatura, ao chegar nesse colégio tão renomado, com fortes tradições, que em alguns momentos parece que parou no tempo, traz em suas aulas uma forma muito diferente de ensinar, ao contrário dos demais professores que levavam as suas de forma muito tradicional, a exemplo do colégio.

O professor Keating, faz os alunos pensarem por se mesmos, tornando-os questionadores. Diferentemente do que os demais professores faziam. Em uma passagem do filme o referido professor diz que aos alunos que é preciso estudar e aprender os pensamentos dos diversos pensadores mas levar em conta o que é preciso estudar e compreender os pensadores e seus pensamentos, porém devemos levar em conta o que achamos, o que pensamos, a subjetividade é um dos pontos principal. Com um método muito diferente de ensinar, o professor obtém admiração dos alunos ao mesmo tempo em que desperta a desconfiança e o estranhamento dos professores e da direção do colégio, que ver nos métodos de ensino do professor uma ameaça para seus tão renomados princípios.

Outra temática abordada no filme, que vai por este sentido é o questionamento do currículo perfeito e a rigidez para o cumprimento deste. Contrariando o ensino dado aos estudantes o professor Keating, faz uma uma nova idealização pedagógica com métodos diferentes em suas idéias vemos o ideal “Carpe Diem”, viver o hoje com muita intensidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com