TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolitica Unisul

Artigos Científicos: Socioeconomia E Geopolitica Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 2

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

O término da hegemonia Britânica iniciou-se com a pluralização da revolução industrial, equiparando o comércio e a economia mundial. Diante disso com a revolução tecnológica, produziam se mais do que se consumia, gerando uma determinada crise que resultou na criação de tarifas protecionistas por outros países e a reversão do livre-cambismo como

prática no comércio internacional. Dessa forma, o protecionismo industrial favoreceu o aumento global de produção em níveis até maiores do que na fase anterior, do livre comércio, e por outro lado a escalada protecionista teve consequências para a politica internacional uma vez que a competição comercial acrescida entre os Estados Europeus levou a constantes guerras comerciais. Esses conflitos foram causas determinantes das inflexões que ocorreriam nas politicas externas dos principais países do continente europeu, causando o enrijecimento do sistema de alianças e levando a formação de blocos de poder antagônicos. As ligações entre a economia politica internacional desse período com a ação internacional das potências europeias contribuíram decisivamente para a ascensão do nacionalismo radical que transformou o cenário politico na Europa e nos Estados Unidos. Assim, o fortalecimento gradual das propostas politicas nacionalistas repercutiu sobre o pensamento politico e econômico das principais potências da época, a concorrência não opunha apenas os conglomerados empresariais, como também as nações inteiras, cujo os governos eram impelidos a

pensar e a agir como se os ganhos econômicos e políticos dos oponentes representassem perdas irreparáveis para os próprios interesses vitais. O segundo fator que iniciou a hegemonia americana foi o inicio do Fordismo por Henry Ford nos Estados Unidos que seria o principio de: “produção e consumo em alta escala diretamente proporcionais” que por fim levou a consequente ascensão dos Estados Unidos e o esperado declínio da Inglaterra como hegemonia.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com