TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socrates E Platão

Trabalho Escolar: Socrates E Platão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  1.678 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 4: Sócrates e Platão

1 – Descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as conseqüências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público. (valor da questão 4 pontos)

Para Sócrates a filosofia é busca da sabedoria e é também, mais claramente, um modo de viver, e não só de saber. Platão descreve a visão Socrática de Filosofia no texto O Banquete, no qual consta que filósofo é quem busca a verdade; é quem procura compreender o seu próprio eu, na relação com os outros no mundo, que é o lugar em que os seres humanos se encontram. Como conseqüência prática deste conceito na vida de um administrador público é que o mesmo tem capacidade de conhecer suas limitações, seus anseios e também entender o porquê dos acontecimentos, as mudanças seja no cenário político ou em geral, conhecer as pessoas com quem convive, ou seja, entender todo cenário a sua volta.

Para Platão, a filosofia é o encontro da sabedoria, tornando-se a filosofia uma verdade encontrada e conhecida, transformando-a em doutrina, com um determinado conteúdo, essa concepção é descrita no texto A República o qual fala que a filosofia consiste em desejar a verdade, a procurar realizar este desejo, isto é, a posse da verdade, ou então, a Filosofia é a verdade. A conseqüência prática deste conceito na vida de um administrador público é que quando o mesmo alcança a sabedoria, ou seja, descobre a solução de um problema, mas que seja uma solução igual para todos, que o mesmo deve por a solução em prática resolvendo o problema de forma definitiva.

2 –Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. A partir desses argumentos, responda: (valor da questão 6 pontos)

a) O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais?

Para Platão o melhor governante é aquele que além de buscar a sabedoria é alguém que alcança a sabedoria, a ciência, a verdade, a tese de Platão é baseada em que o melhor governante é aquele que deve escutar, ouvir, olhar, ver e sempre ir à busca do conhecimento da verdade, renunciando a toda opinião própria, a todo interesse individual, buscando a solução para os problemas políticos e éticos na sua comunidade. Porém Hannah Arendt critica duramente dizendo que a política nunca se deve basear na verdade, mas sempre se deve basear na opinião, pois toda vez que a política se baseia na verdade, se cai no totalitarismo, ou seja, toda vez que um governante acha que sabe a verdade e a põe em prática simplesmente, pela obediência dos cidadãos, ocorre violência.

b) Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem?

Como fazer com que percebam que de fato o filósofo quer o bem comum, o bem de todos, e que alcançou a verdade que, posta em prática, trará a solução para todos?.... – o problema é não se conseguir pôr em prática a verdade.

Esse contexto nos mostra que o sábio que alcançou a verdade quer fazer o bem, mas para isso tem que por a verdade em prática, ou seja, quando a solução para um determinado problema for aceita por todos e os mesmos permitirem que o problema seja resolvido então saber a verdade resultará em fazer o bem. Porém quando as pessoas levadas por interesses próprios não permitirem que o problema seja solucionado de nada adianta a verdade.

c) Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?

Platão argumenta: Então sendo o filósofo o único que entende a verdade, possuindo-a, também será o único que a poderá pôr em prática; para isso, na política, é imprescindível que os outros, homens de “prata” e de “bronze”, os não filósofos, os ignorantes no caso, lhe obedeçam. Se isso não acontecer, necessariamente a polis continuará sendo conflituosa e violenta. Se os de bronze quiserem saber das coisas e decidir as coisas, irão errar, serão injustos, criarão conflitos. Importa que cada um faça aquilo para o qual a Natureza os destinou. Tudo tem que funcionar hierarquicamente. Com tudo bem organizado, cada um na sua função, com competência, o todo estará perfeito. Portanto, nada de democracia, de perguntar a todos qual a solução. A solução só pode ser dada por especialistas, por bons administradores, que são os ministros (= serviçais) da verdade e da essência da realidade.

Platão descreve um governante (filósofo) perfeito aquele que busca o conhecimento para fazer o bem, porém o mesmo não aceita a opinião dos demais os quais não aceitaram a pretensão do filósofo de mandar neles e ate o ameaçaram de morte.

Na atualidade a hierarquia é fundamental para a administração, porém os colaboradores também têm um papel importante, todas as pessoas independente dos cargos que ocupam devem buscar o conhecimento para resolverem os problemas de suas áreas, em uma organização sejam pública ou privada todos os setores estão interligados e tudo deve ser bem organizado, e funcionar em harmonia, desde o menor nível até o nível maior tudo estará perfeito. O administrador não é o único detentor do conhecimento o mesmo deve buscar pessoas competentes e capacitadas para trabalhar em prol do bem comum.

Referências Bibliográficas:

ASSMANN, SELVINO JOSE - Filosofia e Ética/Selvino José Assmann. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »