TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Da Modernidade

Monografias: Surgimento Da Modernidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 4

Principais elementos conceituais do renascimento que irão se romper com o surgimento da modernidade

Antes do surgimento do pensamento renascentista, o mundo ocidental estava sobre o domínio da igreja católica Romana, podemos chamar de domínio da fé, pois todas as coisas eram explicadas pela fé e as sagradas escrituras e o papel do homem era secundário no mundo, como nos explica o (CRC História da Filosofia Moderna I, 2013, p.10): A hierarquia medieval estabelecia que o homem possuía um lugar fixo no meio das criaturas. Qualquer ímpeto de mudar a posi¬ção ocupada por um indivíduo era entendido no período medieval como pecado.

Nessa época todo homem já nascia condenado ao pecado e tinha que manter-se obediente e cego aos dogmas religiosos, mantendo-se numa busca constante da salvação, e se mantendo fiel aos dogmas e rituais da igreja católica, pois a igreja católica com todo o seu poder e sua hierarquia era vista como a representante de Deus no mundo. Dessa forma fica claro que a idade média não era uma época propicia para se fazer ciência, mas dentro desse clima começa a surgi o pensamento humanista, pensamento esse que antecede o movimento cultural e intelectual conhecido como renascentista.

Então o pensamento humanista que começa a surgi dentro e fora da igreja, tem o objetivo de resgatar os valores humanistas da cultura grego-romana, que surge com um conjunto de ideias e princípios que valorizam as ações humanas e coloca o homem como responsável pela criação dos valores morais, propondo uma reformulação dos estudos universitário, valorizando os etudos humanísticos. O objetivo do homem nessa época era conhecer-se melhor, e tinha também o objetivo de revitalizar o cristianismo, valorizando a liberdade individual, dessa forma se opondo aos dogmas cristãos predominante da época. Um dos maiores representantes do humanismo da época foi Erasmo, considerado um intelectual com uma vasta cultura que despertava a admiração de grandes intelectuais, ele pôs o humanismo a serviço da reforma religiosa sem romper com a igreja Romana. Opondo-se a Erasmo estava Lutero que propunha uma quebra da união Cristã, ele lutava pela criação de uma nova igreja, Lutero chegou a convidar Erasmo para fazer parte de sua igreja, mas o convite foi recusado, Erasmo enviou uma carta para Lutero afirmando que “preferia reformar a casa, não mudar de casa”. Erasmo e Lutero praticamente tinham os mesmos objetivos, e mesmo os objetivos sendo muito parecidos, esses dois homens trilharam caminhos totalmente opostos. Nesse momento fica claro a crise que passa a idade média, pois valores definidos a quase mil anos agora são questionados. E o papel do comerciante burguês é essencial para instauração do novo pensamento, pois esse burguês era ambicioso, individualista, rebelde, prático e gasta toda a sua energia não na contemplação, mas na análise e na transformação do mundo em que vive. Na idade média o homem era guiado pela fé e já no inicio do humanismo-renascentista o home buscava se guiar pela razão que segundo os gregos era comum em todos os homens, o movimento cultural que inicia após a instauração do pensamento humanista dentro e fora da igreja é chamado de renascimento, o movimento renascentista é reforçado com os avanços nos meios de transportes que possibilitou as grandes navegações e com isso possibilitou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com