TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese das Constituições Federais Brasileiras que já existiram diferenciando uma das outras

Por:   •  5/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

1) Faça uma breve síntese das Constituições Federais Brasileiras que já existiram diferenciando uma das outras.

O Brasil, desde a sua independência, teve sete Constituições: as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e a última até então de 1988. Sendo essa a nossa Carta Magna que tem sua autonomia soberana atualmente.

A Constituição de 1824 teve vigor depois de dois anos apos à independência do Brasil e teve como referencia as Monarquias Liberais Européias. Uma das suas principais característica foi: O imperador tinha o maior poder através do poder moderador; só as pessoas com um grande poder aquisitivo poderiam votar excluindo os pobres; para ser candidato a pessoa tinha quer ser rica e comprovar uma determinada renda; Criou os quatro poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador. Manteve a igreja Católica como Religião oficial do Brasil. Colocou deputados e senadores com a responsabilidade de criar leis, estabeleceram algumas garantias e direitos individuais.

A Constituição de 1891 teve sua elaboração em 1890 tendo o Rio de Janeiro como capital do Brasil. Teve como suas principais características: A maior parte do poder concentrado no poder executivo, ou seja, governo federal; implantação da republica federativa; só o homem podia votar excluindo menores de 21 anos, mulheres, alfabetos, moradores de rua, membro de religião; liberdade do culto religioso; todos iguais perante Constituição; Liberdade de reuniões de associação sem uso de armas; liberdade de expressão e opinião; fim dos privilégios dos ricos como acontecia na Constituição da Monarquia.

A Constituição de 1934 teve como objetivo melhorar a vida de grande parte da população, ampliando os direitos fundamentais da população, criando leis no setor da educação, cultura, saúde e trabalho. Teve como característica: Direito para toda a educação; Liberdade sindical; a possibilidade de nacionalizar empresas estrangeiras; liberdade religiosa; proibição de trabalho a menores de 14 anos, de trabalho noturno a menores de 16 anos e em indústrias insalubres a menores de 18 anos e a mulheres; a proibição de diferença de salário para um mesmo trabalho, por motivo de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil; o principio da igualdade perante a lei, instituindo que não haveria privilégios, nem distinções, por motivo de nascimento, sexo, raça, profissão própria ou dos pais, riqueza, classe social, crença religiosa ou idéias políticas.

A constituição de 1937 "é o marco-fundador do Estado Novo. Foi escrita sob influência do fascismo e apelidada de 'polaca', pelas semelhanças com a Constituição autoritária da Polônia, de 1935". Suas principais características foram: Estendeu o mandato de presidente por seis anos; pena de morte; concentração de poderes sob o domínio do presidente Getúlio Vargas; o Senado Federal passou a ser denominado de Conselho Federal; determinaram-se eleições indiretas para presidente; extinguiu-se o federalismo; suprimiu-se o liberalismo; Retirou-se o direito de greve do trabalhador; extirparam-se os partidos políticos e a liberdade de imprensa, vigorando a censura prévia; Modelo externo: ditaduras fascistas.

A constituição de 1946 como o Brasil tava na Segunda Guerra Mundial a continuidade do Estado novo ficou comprometido. "Com a ilegitimidade do Estado Novo, este entra em declínio e se finda em 1945. Após a queda de Vargas e da Ditadura, encetou-se um período de redemocratização, haja vista a necessidade de um novo ordenamento constitucional." Teve como característica: ampliação dos poderes da União, diminuindo os poderes dos Estados; admissão de título atinente à família, à cultura e à educação; proteção da propriedade privada e do latifúndio; garantia de direito a greve e de livre associação sindical; assegura a liberdade de expressão e opinião; estabelece-se o equilíbrio entre os poderes; constitucionalizou-se o mandado de segurança para proteger direito líqüido e certo não amparado por habeas corpus e a ação popular.

A Constituição de 1967 foi aprovada em Assembléia constituinte em ato institucional e os membros da oposição foram banidos e a Carta Constitucional foi organizada sob pressão e encomenda dos militares, os quais preconizavam legalizar e institucionalizar o regime ditatorial militar. Teve como característica: mudança do sistema tributário nacional; aumentou os poderes da União e do Poder Executivo em conflito com os interesses dos demais Poderes; acabou com a autonomia dos Municípios; eleição indireta; morte para crimes de segurança nacional; censura.

A atual Constituição federal de 1988 foi constituída por 558 constituintes e trata da Sétima constituição que já foi elaborada no Brasil desde sua independência. Ficou conhecida como a Constituição Cidadã por ser uma das mais completas que o Brasil teve até o momento e tem o destaque em proteger os direitos coletivo e individual de cada cidadã, esse destaque veio em resposta a direitos que foram privados da população no período da Ditadura Militar. Teve como suas principais características: Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição: É o mesmo que dizer que todo o direito que o homem tem a mulher também tem inclusive no mercado de trabalho, não podendo haver distinção por causa do sexo do trabalhador. Alem disso, o direito a voto que antes a mulher não tinha e passa a ter igual ao homem. Direito de voto para os analfabetos; Os analfabetos têm o mesmo direito e obrigação de gozar dos compromissos políticos em relação aos alfabetizados, não havendo distinção de voto. Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos; O jovem menor de 16 anos tem a opção de votar ou não, sendo facultativo. Porem passa a ter a obrigatoriedade quando completa 18 anos de idade civil. Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; O mandato do presidente deixa de ser 5 anos passando a ser 4 anos, ocorreu uma diminuição de 1 ano no mandato; os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos; teve uma aplicação mais rigorosa dos direitos dos trabalhadores e deixou de ter certa discriminação com os trabalhadores da zona rural e com os domésticos, onde no passado ocorria uma desigualdade entre o trabalhador urbano e rural. Alem de: Liberdade sindical; Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais; Licença maternidade de 120 dias; licença paternidade de 5 dias;abono de férias;Décimo terceiro salário para os aposentados;seguro desemprego;férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário. Etc...

A Constituição não pode ter constituinte derivado pelo fato de ter que respeitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com