TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates e a Busca da Verdade

Por:   •  28/4/2017  •  Dissertação  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates e a busca da verdade

Vivendo na mesma época que os sofistas, encontra-se Sócrates, um dos pensadores mais conhecidos da Grécia Antiga. Discordando da prática da cobrança feita pela Escola Sofística em troca da disseminação do conhecimento, o filósofo pregava em praças públicas, pois acreditava que todos deveriam ter acesso à educação. Sócrates não deixou nada escrito e todos os relatos conhecidos sobre ele advém de seu discípulo Platão.

Na crença que recebera a missão de conduzir todos a conhecer a sua ignorância, o pensador através do seu método conhecido como maiêutica, realizava a técnica de multiplicação de perguntas que induzia o indivíduo a descobrir as suas próprias verdades, fugindo do conceito pronto.

Sócrates detinha a ideia de que fazendo o uso da razão o homem poderia encontrar novas concepções do que era ético e, desta forma, direcionar-se a boas ações, não dependendo mais da vontade dos deuses. Em resumo, para o filósofo é a partir da sua alma racional que deve se fundamentar os valores morais.

Criticando a forma de política vigente, o pensador acreditava que os filósofos que deveriam governar a Polis, pois os mesmos detinham conhecimento em diversas áreas.

Por defender ideias contrárias as que eram válidas na sociedade grega, Sócrates não era aceito pela aristocracia que acusava-o de corromper a juventude e pretender provocar mudanças na sociedade. Encarando-o como inimigo, a elite de Atenas julgou-o e condenou-o. Porém, o fim trágico dessa figura enigmática não pôs um fim aos seus ideais, pois o pensamento socrático perdura até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com